O America é sem dúvidas um clube orgulhoso. Um orgulho construído sobre uma história de conquistas que lhe renderam um vasto patrimônio próprio obtido ao longo de mais de um século de esforços. Temos a nossa sede social na Tijuca, que se encontra em processo inicial de grandes reformas para dar espaço a uma Nova Sede, proporcionando modernidade e conforto para os sócios e frequentadores. E de um Centro de Treinamentos e Lazer no Km 18 da Rodovia Washington Luiz (BR-040). O orgulho mais recente é o Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, a segunda maior arena particular de futebol de todo o Rio de Janeiro.

Casa do futebol do America, o Estádio Giulite Coutinho está localizado em Mesquita, no coração da Baixada Fluminense, um importante centro residencial e industrial da Região Metropolitana do Rio. É um local de fácil acesso, está a 200 metros da estação ferroviária de Édson Passos. Foi inaugurado em 23 de janeiro de 2000, em uma vitória do clube por 3 a 1 sobre a Seleção Carioca. O primeiro gol foi marcado pelo atacante Sorato.

O Giulite Coutinho é o maior estádio particular da Baixada Fluminense e o segundo maior de todo o Rio, com capacidade para 15 mil pessoas, divididas por quatro setores com acessos independentes. Sua inauguração interrompeu um período de cinco anos sem casa própria, após a negociação do terreno onde ficava o Estádio Wolney Braune, no Andaraí, transformado em shopping.

Homenageado com o nome do novo estádio, Giulite Coutinho foi presidente do America por dois mandatos e dirigiu também a entidade máxima do futebol brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol. Em sua gestão, foi construída a Granja Comary, em Teresópolis, e o Brasil foi tricampeão mundial. Morto em 2009, Giulite Coutinho foi novamente reverenciado pelo clube com o título de presidente de honra "in memoriam".

As dependências do Estádio Giulite Coutinho contam com iluminação distribuída em quatro torres, alojamento para atletas, refeitório, academia, camarote, quatro vestiários para equipes e dois para arbitragem, além de amplo estacionamento. Para a imprensa, cabines recém reformadas atendem confortavelmente aos profissionais de impresso, internet, rádio e televisão. Há também sala para entrevistas coletivas. As instalações contam com ar-condicionado e internet wi-fi.

Desde a inauguração, o Estádio Giulite Coutinho já foi palco de competições internacionais como os Jogos Mundiais Militares e a Copa Peregrino, além de ter sediado partidas das quatro séries do Campeonato Brasileiro e das três do Campeonato Estadual e de ter recebido shows variados.



Conhecido no passado como Mansão do Diabo, o Centro de Treinamentos e Lazer do America fica no Km 18 da Rodovia Washington Luís (BR-040). Era utilizado como concentração para a equipe profissional. Na atualidade, possui um campo com dimensões oficiais e vestiários, infra-estrutura usada para treinamentos e jogos das equipes de base.

A área fica em meio a um bosque e possui ainda piscina, cozinha, churrasqueira, departamento médico, fisioterapia, salão de jogos e conta também com um belo casarão em estilo colonial, utilizado como alojamento para atletas vindos de outras praças.

Atualmente, o America procura parceiros interessados em ajudar a revitalizar esse valioso patrimônio que mantém vivo o destino americano de revelar grandes jogadores para o futebol brasileiro e mundial.