Teste de estabilometria foi realizado na UNISUAM. Foto: Raffa Tamburini/America Rio

16/12/2015
Dia Rubro tem testes, apresentação e treinamentos

A quarta-feira (16) foi bastante movimentada para o futebol profissional do America. Do nascer ao fim do dia, o elenco americano realizou diversas atividades, que tiveram um único intuito: preparar e fortificar o plantel para o Estadual de 2016. Iniciada com testes de Estabilometria, a quarta ainda contou com a apresentação de um reforço e com treinos no Giulite Coutinho, em Mesquita.

A primeira parte do dia foi destinada aos testes de estabilometria, realizados no Laboratório de Movimento Humano do Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação da UNISUAM - situado no bairro de Bonsucesso. As avaliações individuais - idealizadas por Rodolfo Alkmim, médico do America, e Gilson Oliveira, professor da UNISUAM, e realizadas em parceria com a universidade - tem como principal objetivo prevenir lesões de membros inferiores e de postura, observando a estabilidade dos atletas.

- Temos convênio com a equipe paralímpica do Brasil, mas é a primeira vez que avaliamos um elenco de Futebol Profissional. A parceria é bastante interessante, pois ao mesmo tempo que o clube necessita desses resultados para melhorar a performance dos atletas, nós ganhamos em estudo e experiência - comentou Julio Guilherme, professor do programa, que foi auxiliado pelos alunos de mestrado, Alexsandro Oliveira, e de doutorado, Frederico Kochem, e acompanhado de perto por Fábio Marino, fisioterapeuta do rubro.

Depois dos testes, que duraram todo o período da manhã, os atletas seguiram para o Giulite Coutinho, em Mesquita. Lá, no princípio da tarde, o argentino Matías Sosa assinou contrato com o Mecão, onde ficará, a princípio, até o fim do Estadual. Mantendo o ritmo do dia, Sosa e o restante do plantel entraram em campo para participar do treino tático, comandado por Ricardo Cruz, técnico do America, e sua Comissão Técnica.

A atividade, focada na marcação - na qual os jogadores trabalharam de forma intensa e dedicada nas três linhas (de marcação) -, durou cerca de 1h30min - somado o aquecimento - e fechou a quarta-feira (16). Na quinta (17), por volta das 16h, os rubros voltam aos treinamentos, também no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. Os treinamentos e testes servem como preparação para o Estadual de 2016, no qual o America estreia no fim de Janeiro, diante da Cabofriense.