15/11/2016
Carta Aberta do presidente Léo Almada

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2016.

Aos cidadãos do Rio de Janeiro.
Aos torcedores, associados e simpatizantes do America Football Club.

Neste momento, em que estamos muito próximos de dar um passo decisivo para a consolidação do processo de reestruturação do nosso querido America, consideramos oportuno nos dirigirmos a vocês para trazer algumas informações relevantes.

Como é de domínio público, encontra-se em fase de votação na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Complementar No 169/2016, que estabelece as condições urbanísticas necessárias para viabilizar a construção da nova sede social do clube, articulada a um empreendimento comercial.

É importante lembrar que após realizar um diagnóstico da situação financeira, fiscal e patrimonial do clube, ficava evidente que somente uma profunda reestruturação institucional seria capaz de salvá-lo da falência iminente. Em face disso, concluiu-se que o presente projeto seria a melhor e talvez a única alternativa capaz de salvar o America de sua extinção. Assim, por entender que o destino do America interessava a todo o Rio de Janeiro, e não apenas a seus associados, torcedores e simpatizantes, a diretoria entendeu necessário realizar um Ato Público para apresentação e discussão do projeto. O Ato foi realizado no dia 2 de junho de 2014, no auditório da Associação Brasileira de Imprensa – ABI, tendo contado com a presença de diversas autoridades e personalidades da Política, do Poder Judiciário, da imprensa e do desporto ( Clique Aqui ) .

Simultaneamente, a diretoria (Conselho de Administração) aprofundou a negociação interna da proposta, mobilizando para isso todos os poderes do Clube (Conselho Deliberativo, Alto Conselho e Conselho Fiscal). Desse processo resultou um sólido consenso em torno do projeto, que passaria a ser conduzido por um Grupo de Trabalho, composto por membros de todos os poderes do Clube.

Unido em torno da proposta, o America decidiu levá-la à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, e lá, ao longo de 14 meses de estudos, sob o rigoroso crivo técnico da equipe da Secretaria Municipal de Urbanismo, chegou-se ao atual Projeto de Lei Complementar, ora submetido à Câmara de Vereadores, por meio de mensagem específica, assinada pelo Prefeito da Cidade, Sr. Eduardo Paes.

Três premissas fundamentais nortearam o desenvolvimento desse projeto, cujo detalhamento ainda deverá ser submetido aos poderes do clube:
1ª - O America Football Club não irá alienar nem um milímetro de seu patrimônio;
2ª – A nova sede terá a mesma área construída da sede atual (na verdade, será um pouco maior);
3ª – Em seus parâmetros fundamentais, o projeto foi cuidadosamente concebido, de modo a atender às exigências urbanísticas necessárias à garantia da qualidade de vida dos moradores do bairro, muito especialmente daqueles que moram no entorno mais imediato do clube.

É necessário salientar, ainda, que ao longo de todo esse processo, que já perdura mais de dois anos, o projeto tem sido divulgado pelo site oficial do America, e pela grande imprensa, e tem contado com ampla aceitação e interesse por parte dos moradores do bairro, a começar pelos próprios 150 conselheiros do clube, quase todos moradores da região.

Não temos dúvida de que com a nova sede social e o empreendimento comercial, o America terá vida nova, com seu quadro associativo revigorado, e sua saúde financeira recuperada, reunindo com isso as condições necessárias para voltar com força total ao cenário desportivo da cidade e do país, sobretudo no futebol profissional.

Por derradeiro, aproveitamos para informar que o PLC 169/2016 tem sido muito bem recebido pela Câmara de Vereadores, já tendo obtido parecer favorável de todas as comissões em que tramitou. Portanto, nossa expectativa é a de que ele seja votado nos próximos dias, e estamos muito confiantes de que nossas ilustres Vereadoras e ilustres Vereadores darão ao querido America esse sopro de vitalidade, que permitirá que esta instituição centenária honre seu passado de glórias, que se confunde com a história da Tijuca e do Rio como um todo, e volte a despertar o sentimento de orgulho não apenas em sua apaixonada torcida, mas em toda a população do Rio de Janeiro.
#NOVASEDE

Cordialmente,
Léo Barros Almada.
Presidente do America Football Club



COMPARTILHE: