Alex autografando um exemplar do livro. (Foto: Mario Linhares)

13/05/2017
Torcida marca presença em lançamento de livro sobre ídolo

Torcida marca presença em lançamento de livro sobre ídolo

Alex Kamianecki, um dos maiores ídolos do da história do America, foi homenageado neste sábado (13). A carreira do ex-zagueiro Alex, de 71 anos, é tema do livro lançado neste fim de semana, na Livraria Folha Seca, no centro da cidade. Escrito por Sílvio Köhler, "Alex Coração Americano: o campeão do jogo limpo", traz registros dos 13 anos que vestiu as cores do Mecão.

Oleksandr Kamianecky nasceu na Alemanha, filho de ucranianos, mas chegou ao Brasil pelo Rio Grande do Sul, ainda jovem. Contratado junto ao Aimoré (RS), o zagueiro chegou ao America em 1967. Pelo clube, foi campeão da Taça Guanabara de 1974 e é o grande recordista de partidas pelo clube: 673 partidas, uma marca que dificilmente será batida. Além disso, ganhou o Prêmio Belfort Duarte, dado a jogadores que passaram dez anos sem serem expulsos de campo.

– Sou muito grato à torcida do America e por todo o reconhecimento dela. Tenho certeza de que, ao longo deste período, ela fez muito mais por mim do que eu fiz por ela. São momentos que ficarão em minha memória para sempre, como a Taça Guanabara de 1974, quando tínhamos o melhor time e merecíamos ter sido campeões. A conquista do Prêmio Belfort Duarte também foi um momento muito especial – diz Alex.

Sílvio Köhler, autor do livro, também esteve no evento para uma tarde de autógrafos, e acredita que a relevância de Alex na história rubra é digna de grande reconhecimento:

– O America, para mim, se divide em antes e depois de Alex. É nossa maior referência como jogador, exemplo de defesa e honra à camisa do clube. Sua trajetória nos gramados é a síntese do que o torcedor espera dos atletas: Alex atuava como o torcedor mesmo faria se estivesse dentro de campo. O livro é um reconhecimento, uma das coisas mais importantes na vida de qualquer profissional e que não poderia faltar ao nosso maior símbolo, que será abraçado por toda a torcida do America.

- Departamento de Comunicação - AFC



COMPARTILHE: