25/09/2017
Vantagem rubra nos duelos com o Goyta desde 1976

O histórico de duelos entre o America e o Goytacaz, rival da decisão da Série B1 do Estadual, que começa na próxima terça-feira, é favorável ao Mecão. Em levantamento feito pelo departamento de comunicação, consideradas as partidas oficiais por campeonatos estaduais (Série A, Série B e Copa Rio) e nacionais, são 34 jogos, com 12 vitórias rubras e dez do Goyta, além de doze empates. O America balançou a rede 35 vezes, seis a mais do que o rival, naquele que já é chamado de "Clássico Sangue Azul" por torcedores dos dois times.

Rio de Janeiro + Guanabara
O início dos duelos remete a 1976, ano no qual os times do interior começaram a disputar o Estadual após a fusão do Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. No dia 8 de maio, no Maracanã, houve empate sem gols no primeiro confronto de ambos.

A primeira vitória rubra viria pelo Estadual de 1977: 2 a 0, no Estádio Leônidas da Silva (o campo da Rua Teixeira de Castro, do Bonsucesso). A equipe de Campos só venceria pela primeira vez em 15 de julho de 1979, pelo mesmo placar, no Estádio Ary de Oliveira e Souza, o seu campo.

Um único duelo aconteceu em competições nacionais. Pelo Brasileirão de 1978, que contou com 74 clubes, houve empate em 1 a 1, no Rio.

Em 1992, aconteceu o último encontro na elite estadual, com vitória do Mecão no Aryzão por 2 a 0. Naquele ano, o alvianil campista foi rebaixado e só conseguiu assegurar retorno à Série A na semana passada.

O America busca um triunfo contra o rival, o que não acontece desde 2012, quando venceu por 2 a 1, com gols de Bruno Andrade e Jô, jogo válido pela Série B do Carioca. O último confronto entre ambos aconteceu na Taça Corcovado. Em Campos, 1 a 0 Goytacaz, gol de Gabriel Galhardo.

- Departamento de Comunicação - AFC


COMPARTILHE: