Mecão do meia Léo Franco vem de vitória sobre o Goyta no último encontro entre as duas equipes no Estadual (Laís Patrício / America Rio)

10/02/2018
America busca manutenção de vantagem histórica contra o Goytacaz

O Mecão mede forças com o Goytacaz no próximo sábado, às 16h, em Campos. Em jogo, além da possível confirmação da permanência rubra na Série A do Estadual, a manutenção da vantagem nas estatísticas, bem parelhas quando o assunto é o duelo entre os dois clubes.

Em levantamento feito pelo departamento de comunicação, consideradas as partidas oficiais por campeonatos estaduais (Série A, Série B e Copa Rio) e nacionais, já houve 38 jogos entre America e Goytacaz. Houve 13 vitórias do America, 12 do Goytacaz e 13 empates. O America balançou a rede 41 vezes, sete a mais do que o rival, naquele que já é chamado de "Clássico Sangue Azul" por torcedores das duas equipes.

Vale lembrar que a dianteira do Mecão no confronto foi retomada com a vitória por 4 a 1 conquistada no último jogo entre ambos, no Estádio Giulite Coutinho.

Começo
O início dos duelos remete a 1976, ano no qual os times do interior começaram a disputar o Estadual após a fusão do Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara. No dia 8 de maio, no Maracanã, houve empate sem gols no primeiro confronto de ambos.

A primeira vitória rubra viria pelo Estadual de 1977: 2 a 0, no Estádio Leônidas da Silva (o campo da Rua Teixeira de Castro, do Bonsucesso). A equipe de Campos só venceria pela primeira vez em 15 de julho de 1979, pelo mesmo placar, no Estádio Ary de Oliveira e Souza, o seu campo, palco do duelo do próximo dia 17.

Um único duelo aconteceu em competições nacionais. Pelo Brasileirão de 1978, que contou com 74 clubes, houve empate em 1 a 1, no Rio.

- Departamento de Comunicação - AFC





COMPARTILHE: