Luizinho orienta Renato contra o Serra (Juliana Oliveira / America Rio)

23/05/2018
Com ascensão de atacante como exemplo, America recebe o Barcelona

No mundo do futebol, é muito fácil e rápido mudar de lugar. O atacante Renato chegou timidamente ao elenco americano, mas ganhou espaço gradativamente e acabou protagonista na estreia rubra na Série B1, com um gol e ótima atuação. Ele ilustra toda a motivação encontrada no grupo para conquistar a primeira vitória no campeonato nesta quarta-feira (23), às 15h, contra o Barcelona, no Estádio Giulite Coutinho.

Renato foi decisivo contra o Serra Macaense, mas para que a chance viesse não faltou trabalho e concentração.

- Acho que tudo tem seu tempo, e esse foi meu pensamento. Sabia que tinha que trabalhar e ficar focado, independente de qualquer coisa, pois futebol é oportunidade. Fiquei treinando forte e esperando a oportunidade chegar pra poder ganhar meu espaço, e graças a Deus tudo tem dado certo. Estou muito feliz com esse meu crescimento na equipe.

O treinador, aliás, tem grande importância na boa atuação. Atacante consagrado, Luizinho incentiva o jogador a ser incisivo dentro de campo.

- Todas as vezes que o professor chegou até mim ele sempre me pediu pra ser ofensivo e partir pra cima dos adversários, explorando o que eu tenho de melhor que é a velocidade. É isso que eu faço e tem dado certo. Vou ganhando confiança a cada jogo e isso tem me ajudado muito.

Do outro lado
Outro exemplo das mudanças no futebol é que Renato já esteve exatamente do outro lado. Já participou de jogos contra o America com a camisa do Barcelona. Fez, inclusive, um gol em uma vitória do adversário sobre o Mecão, em 2015, na Copa Rio.

Ele reconhece que enfrentar o America é um combustível extra para os adversários de menor expressão.

- Com certeza isso acontece. Todos os times que enfrentam o America sabem de sua história e tradição e sempre jogam com uma motivação a mais.

Por outro lado, diferentemente do ano passado, o Mecão utilizará o Estádio Giulite Coutinho desde o início do campeonato. Naturalmente, o fator casa torna inegociável a meta dos três pontos

- Tratando-se de America, o time sempre entrará pra vencer, independentemente do adversário ou local do jogo, mas jogar em casa tem um peso a mais. O time tem essa consciência e esse é o pensamento!

Baixas
Somente o volante Flávio se recupera de lesão. Ele realiza processo final de transição com a fisioterapia e deve ser liberado em breve para trabalhar com o grupo.

Retrospecto
O Mecão tem quatro jogos oficiais contra o Barcelona, com duas vitórias e duas derrotas. No último confronto entre America e Barcelona, vitória do rival por 1 a 0, na Rua Bariri. Foi a partida de abertura da Série B1 2017, no dia 28 de maio. O último triunfo rubro foi válido pela Copa Rio 2015: 3 a 1, gols de Jean, Vágner Eugênio e Darlan, em duelo ocorrido no dia 26 de agosto daquele ano.

Arbitragem
Pathice Wallace Maia apita a partida, auxiliado por Lilian da Silva Fernandes e Rachel de Matto Bento.

Transmissão
As redes sociais do America (Twitter e Instagram) darão flashes do jogo, informando o andamento da partida.

Preliminar
Atrás da segunda vitória no Estadual (bateram o Serra Macaense por 2 a 0), os meninos treinados por Ney Barreto jogam mais cedo, às 13h, também contra o Barcelona, pelo Estadual sub-20.

- Departamento de Comunicação - AFC