Künzel busca o acesso rubro novamente (Marcio Menezes / America Rio)

13/07/2018
America inicia luta pelo bi da Corcovado contra o Frizão

Começa neste sábado, contra o Friburguense, 15h, no Estádio Giulite Coutinho, a retomada da caminhada rubra pelo retorno à Série A. Há, porém, duas frentes para ficar perto desse objetivo.

Uma delas é o somatório geral de pontos, no qual o Mecão, com os 20 conquistados no turno, só é superado até aqui pelo Americano, campeão da Taça Santos Dumont e já classificado às semifinais do campeonato. A outra, por sua vez, é conhecida pelo clube: buscar o bicampeonato da Taça Corcovado, o que também daria ao clube um lugar na semifinal geral.

Em 2017, o America começou mal o turno. Fez quatro pontos nos cinco jogos iniciais da Taça SD e nem uma campanha de recuperação foi suficiente para levar o time às semifinais. Na Corcovado, o time começou bem, com três vitórias seguidas, mas teve tropeços e avançou às semifinais com dificuldade, em segundo lugar, após uma goleada sobre o São Cristóvão. Bateu o Artsul na semifinal, em jogo no qual o rival poderia empatar para eliminar o Mecão, e conquistou o título em duelo emocionante com o Itaboraí: 2 a 2 no tempo normal e 8 a 7 nos pênaltis.

Do atual elenco, Marlon, Paulinho, Anderson Künzel, Tiago Corrêa e Daniel participaram do título e, consequentemente, do acesso. Anderson, que vinha de lesão, voltou ao time no meio da Taça Corcovado e falou sobre aquela trajetória.

- Naquela ocasião passamos por tudo: complicações, lesões, tristeza, frustrações... Estávamos muito desacreditados e na fase de classificação chegamos na última rodada dependendo de outros resultados. Fizemos o nosso papel, o outro resultado nos favoreceu e ganhamos muita força. A torcida passou a acreditar e veio junto com a gente. A partir daí, retomamos a confiança e conseguimos o triunfo. A maior lição que ficou é que precisamos aproveitar todas as oportunidades, manter a concentração em cada jogo para não perder pontos e não relaxar até que o objetivo seja alcançado - explicou.

Há a certeza, porém, de que os compromissos serão bem difíceis neste returno, especialmente pelo equilíbrio apresentado no Grupo B na Taça Santos Dumont. O volante pede união em torno da caminhada da equipe.

- Sem dúvida alguma serão jogos bem complicados. Se até aqui estivemos unidos, agora é a hora de nos unirmos ainda mais. Não será nada fácil, mas o apoio, o incentivo e a presença do torcedor rubro serão extremamente importantes. Dentro de campo a gente vê as emoções dos apaixonados pelo America e isso nos contagia de forma positiva, trazendo energia pra gente dentro do campo.

Formação
O técnico Luizinho Lemos só tem um desfalque: o meia Felipe Pará, que teve caxumba e está em tratamento.

Duelo mais recente
A última partida entre os dois times foi vencida pelo America. Pela Taça Santos Dumont do ano passado, em virada emocionante, o Mecão fez 3 a 2 no Friburguense em pleno Estádio Eduardo Guinle. Welber, Robinho e Allan marcaram para os rubros no confronto, realizado no dia 22 de julho.

Arbitragem
Apita o jogo Tarcizo Pinheiro Caetano, auxiliado por Ivan Silva Araújo e Márcio Moreira de Queiroz.

Transmissão
O jogo será transmitido pela TV Ferj. É possível acompanhar o tempo real do jogo pelo Twitter e pelo Instagram do America.

Ingressos
Há venda nas bilheterias do Giulite Coutinho de 12h30 até a hora do jogo.

Preliminares
Dona da melhor campanha entre todas as equipes na fase classificatória da Taça Santos Dumont, a equipe sub-20 do America acabou eliminada na semifinal pelo Duque de Caxias. Na preliminar deste sábado, às 13h, contra o Friburguense, os meninos treinados por Ney Barreto também voltam a mirar um belo papel no returno.

- Departamento de Comunicação - AFC