Sidney, Bornier, Tia Ruth, Crivella e Léo (Marcio Menezes / America Rio)

16/01/2019
Prefeito Crivella assina decreto que libera as obras da Nova Sede

Um final feliz, um começo de era. Ambos os signficados são válidos para expressar a alegria da comunidade rubra com a assinatura do destombamento da sede social, realizado na manhã desta quarta-feira (16) pelo prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, com a presença de diversos políticos, dirigentes, sócios e atletas rubros, de ontem e de hoje.

Assim que estiver publicado no Diário Oficial, o ato permitirá que o clube comece as obras do empreendimento que será a mola-mestra da revitalização social, financeira e administrativa do America, começando pela tapumagem e a posterior demolição, cujo início poderá acontecer ainda este mês. A região ganhará mais segurança, uma importante fonte de lazer e gerará empregos.

O prefeito assinou o decreto acompanhado do atual presidente do America, Sidney Santana, do ex-presidente Léo Almada, do secretário estadual de esportes Felipe Bornier e da querida Tia Ruth, que aos 94 anos esbanjou vitalidade e até assinou o ato como testemunha.

- Nós estamos tomando uma decisão muito importante. O bairro vai receber investimento de centenas de milhões de reais. Vai atender à população e todos os bairros adjacentes. Vai melhorar a segurança, vai melhorar a iluminação, o nível de emprego, a renda. Essa obra marca um novo momento da cidade do Rio de Janeiro, que atravessou uma crise tremenda nos dois últimos anos - afirmou o prefeito, que aposta que o Mecão reviverá seus melhores dias dentro dos gramados.

- Eu acredito que no futuro o America volte a ter uma equipe competitiva e dispute campeonatos como no passado, inclusive o Brasileiro.

De posse da palavra, o ex-presidente Léo Almada - figura absolutamente imprescindível para a realização deste capítulo da história rubra, desde o fechamento da sede atual, em 2014 - foi sucinto e limitou-se a agradecer ao prefeito pelo apoio. Recebeu em troca palavras afáveis e de respeito do gestor da cidade.

O presidente Sidney Santana considera o momento mais do que especial

- Estamos virando uma página histórica do clube, com esse empreendimento e a manutenção da sede social no histórico endereço da Rua Campos Sales, 118. Em breve teremos um orçamento sustentável e um investimento sólido, tanto no futebol profissional quanto na base - destacou.

O empreendimento
A Nova Sede e o Parque Shopping America, já batizado, vão gerar cerca de 3.500 empregos, diretos e indiretos, durante e após as obras. A expectativa é que todo os processos no local - até a entrega do empreendimento - levarão aproximadamente 24 meses.

Para realizar o projeto, assinado pelo renomado escritório Eduardo Mondolfo Arquitetos, o America trabalha em parceria com duas empresas: AM Malls e Lacbra, que trazem seu know how para a viabilização do empreendimento.

Depois de pronto, o novo complexo contará com dezenas de lojas, algumas delas âncora, como a Renner, além de seis salas do cinema Multiplex. O empreendimento todo foi planejado com olhar mais do que especial para as questões ecológicas, incluindo o uso racional e o reaproveitamento de água, além da geração de energia solar e da coleta seletiva de resíduos.

A decisão de Crivella levou à revogação de três decretos: nº 31.890, de 9 de fevereiro de 2010, que determinava o tombamento do imóvel da Rua Campos Sales; nº 35.939, de 16 de julho de 2012, que determinava o tombamento definitivo da sede do America, e o decreto nº 35.941, de 16 de julho de 2012, que declarava o imóvel como sendo de utilidade pública, para fins de desapropriação.

Ao decidir pelo tombamento da sede, em 2010, a prefeitura havia levado em consideração a importância histórica do America Football Cub, tradicional agremiação social e esportiva e que a instituição usa o imóvel da Campos Sales desde 1911, após a sua fusão com o Haddock Lobo Football Club. A Lei Complementar nº 169, de 4 de abril de 2017, sancionada por Crivella, define condições específicas para revitalização, manutenção e modernização das instalações sociais e esportivas do clube.

- Departamento de Comunicação - AFC




COMPARTILHE: