Touro e Joca tem entrosamento como arma (Juliana Oliveira / America Rio)

07/03/2019
Sub-20: Mais amadurecida, dupla de zaga se prepara para um ano promissor

No bom time que o America formou na categoria sub-20 em 2018, quase todos os jogadores estavam na iminência de chegar à idade profissional. Os mais jovens entre aqueles garotos eram parceiros e jogavam no miolo de zaga. Joca e Touro tiveram um ano importante de aprendizado e desenvolvimento com atletas mais experientes.

Um ano na base, porém, muda muita coisa. Para a equipe que está sendo formada pelo técnico Ney Barreto para a atual temporada, os dois ganham um novo status. Passam a ter mais quilometragem do que a grande parte dos companheiros e precisam ocupar um posicionamento diferente dentro da equipe.

Os desafios, porém, não pesam, e sim dão energia extra aos jogadores. Que o diga Touro, confiante em um ano especial.

- Essa mudança de responsabilidade sob o elenco não nos incomoda. Serve de motivação para nós e para os novos jogadores, colaborando para buscarmos ainda eficiência na nossa temporada. Buscaremos dar o nosso melhor para o America. Os que ficaram estão bem motivados com os resultados e quem chegou vem mostrando muita dedicação nos treinos, o que tem facilitado bastante o trabalho de todos - explicou, contando com o coro do companheiro de zaga.

- Touro e eu temos bastante entrosamento, pois jogamos juntos por um bom tempo no ano passado. Sabemos da responsabilidade que estamos carregando por termos sido uns dos poucos da temporada passada que continuaram no grupo. Estamos bem focados e trabalhando o mais fortemente possível para corresponder dentro e fora de campo - ressaltou Joca.

Touro vai para o seu segundo ano como titular. Joca, em especial, teve em 2018 um ano de conquistas. Virou titular na ausência de Reis, atualmente emprestado ao Boavista, e conquistou terreno em meio a um grupo mais experiente. Essa trajetória fez com que o jogador entendesse a importância de acolher aqueles com menos rodagem.

- Como vivenciamos isso no ano passado, a gente tem buscado passar tranquilidade e confiança para os recém-chegados e, principalmente, para os que subiram do sub-17 para o sub-20. Acredito que essas duas coisas são muito importantes para um entrosamento mais rápido do grupo - observou.

O Mecão foi sexto colocado no último Estadual. Chegou à semifinal da Taça Guanabara e só foi superado pelos quatro clubes de maior investimento e o Boavista. O pensamento é ratificar a qualidade da base rubra e seguir disputando o alto da tabela.

- Os jogadores e a comissão estão muito empenhados em evoluir. Sabemos que surgirão muitas dificuldades, mas iremos passar por todas elas com muita dedicação - concluiu Touro.

A estreia dos meninos no Estadual da categoria sub-20 acontecerá no próximo dia 16, sábado, no CEFAT, contra o Botafogo. A partida terá início às 9h30.

- Departamento de Comunicação - AFC








COMPARTILHE: