11/06/2019
Nota oficial acerca da não utilização do Estádio Giulite Coutinho

Segue abaixo nota sobre o uso de nosso estádio, ainda não liberado:

Em atenção aos associados e torcedores do America, vimos por meio desta trazer alguns esclarecimentos sobre as razões que ainda impedem a liberação do Estádio Giulite Coutinho para a realização de partidas oficiais com a presença de público.

Como já foi veiculado no Site Oficial do America, há muito tempo se arrastava uma pendência relacionada ao cumprimento da Lei de Acessibilidade. Esta resultou na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público, por meio da Promotoria de Tutela de Direitos Coletivos de Nova Iguaçu. Após muitas gestões da diretoria do clube, essa pendência encontra-se administrada, a partir do bom entendimento firmado entre o America, que reconhece a importância de fazer valer os ditames legais, a Prefeitura Municipal de Mesquita e o Ministério Público. Com isso, nos próximos dias, um novo TAC, com um novo cronograma de obras, estará sendo assinado.

No entanto, a principal pendência para a liberação do Estádio nesse momento está relacionada às exigências oriundas do Corpo de Bombeiros. Em outubro de 2018, expirou o Certificado de Autorização, que é o documento expedido pelo Quartel de Nova Iguaçu, a quem compete essa tarefa na jurisdição onde está localizado o Giulite Coutinho. Como sempre vem fazendo, desde a inauguração do Estádio, no ano 2000, o America ingressou com pedido de renovação. No entanto, desta vez, a solicitação foi indeferida, sob a alegação de que a planta original do Estádio já não estava condizente com as mudanças que nele teriam ocorrido, principalmente após a queda das coberturas das arquibancadas “A“ e “B”. Na prática, esse indeferimento obrigava o Clube a iniciar, do zero, um novo processo de aprovação do Giulite Coutinho junto ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros. E para isso, o primeiro passo é o da aprovação de uma planta detalhada do Estádio.

Apesar de estarmos na corrida contra o tempo, a velocidade dessa tramitação é necessariamente morosa. No entanto, graças à inegável abertura e disposição do Corpo de Bombeiros para nos orientar quanto aos procedimentos necessários, estamos confiantes de que conseguiremos habilitar o mais brevemente possível a utilização do Estádio.

Por ora, somente nos resta pedir desculpas aos torcedores pelo transtorno causado por essa limitação que, sabemos, tem prejudicado aqueles não medem esforços para acompanhar o time.







COMPARTILHE: