Deola tem presença certa na final (Marcio Menezes / America Rio)

04/10/2019
America começa a decidir título da B1 Estadual com o Friburguense

O America começa a decidir neste sábado (5) o título da Série B1 do Estadual. Em Nova Friburgo, no Estádio Eduardo Guinle, o Mecão mede forças com o Friburguense na partida de ida da finalíssima, que terá seu capítulo final no outro fim de semana, no Rio. O clube pode ser campeão da competição pela quarta vez. Antes, venceu em 2009, 2015 e 2018.

Campeão da Taça Santos Dumont e maior pontuador no somatório dos turnos (37 pontos), o time treinado por Ney Barreto enfrentará o campeão do returno (Taça Corcovado), que eliminou o Goytacaz na semifinal geral. O time de Nova Friburgo somou 28 pontos na classificação geral, na qual terminou em oitavo lugar.

O time está aliviado com a conquista do acesso, isso é um fato. Porém, ninguém abre mão de se doar 100% em prol do título.

- Nós tiramos um peso enorme das costas, pois garantir o acesso era a primeira meta. Agora, temos dois jogos para buscar essa conquista - frisou o técnico Ney Barreto.

- A gente vem jogando bem, embora contra o Bonsucesso a gente não tenha feito um bom jogo. Temos que respeitar o Friburguense, mas eles também tem que respeitar bastante a gente - disse Deola, ao fim do último jogo, ao site FutRio.

Formação e baixas
O técnico Ney Barreto não confirmou ainda o time que começará jogando, até porque há alguns jogadores sob cuidados médicos. Sabe-se, porém, que o volante Tiago Corrêa, que passou por uma cirurgia na tíbia direita após lesão no jogo contra o Duque de Caxias, não joga mais neste campeonato.

Último duelo
Os times se enfrentaram duas vezes na Série B1. A primeira ocorreu no dia 11 de setembro, na 8ª rodada da Taça Corcovado, em Los Larios: 1 a 0 Mecão, gol de Pedrinho. Duas semanas depois, os times se reencontraram na final do returno, em Moça Bonita, com triunfo da equipe serrana pelo mesmo placar.

Arbitragem
Apita o duelo Rejane Caetano da Silva, auxiliada por Lilian da Silva Fernandes Bruno e Andrea Izaura Maffra Marcelino de Sá.

Transmissão
O jogo pode ser acompanhado nos stories do Instagram oficial do Mecão, em diversas rádios e na TV Ferj (YouTube e Facebook da Ferj, além dos canais 25 e 525 da Net (TV MAX)).

- Departamento de Comunicação - AFC