Marco elogia o grupo formado na B1 (Marcio Menezes / America Rio)

18/10/2019
MAT faz balanço da temporada e projeta ações para o Carioca 2020

O tempo é curto e o desafio, enorme. A direção do America já trabalha com afinco para montar o melhor grupo possível para a disputa da Fase Preliminar do Campeonato Estadual, que começa no dia 21 de dezembro deste ano com o mesmo formato das edições anteriores: seis clubes, disputando em cinco rodadas as duas vagas restantes para a Fase Principal da competição.

No início da temporada, a direção traçou três metas para o nível principal do futebol rubro, formado pelo time profissional e pela equipe sub-20 de acordo com o Plano Estratégico de Modernização (PEM). O diretor de futebol Marco Antônio Teixeira explica:

- Nossas metas originais eram conseguir a vaga na seletiva e ganhar a Copa
Rio, visando a vaga na Série D do Brasileiro. Além disso, buscávamos ficar entre os oito melhores colocados do Estadual sub-20 para estarmos elegíveis a um lugar na Copinha (Copa São Paulo), em janeiro. Das três, conseguimos duas, através do vice-campeonato da B1 nos profissionais e no oitavo lugar dos meninos no Estadual.

Com as energias voltadas para o Estadual 2020, o America está formando seu elenco com cuidado, tanto acertando renovações de contrato como conversando com possíveis reforços. O conceito de valorizar o conjunto já existente e reforçá-lo criteriosamente permanece.

- Adotaremos a mesma estratégia, sendo que para a Série A 2020 utilizaremos novas ferramentas para acertarmos ainda mais. Contratamos um especialista em análise de desempenho com vivência em clubes das Séries A e B1, conhecedor profundo das competições estaduais, para reforçar a comissão técnica - adiantou MAT, que reforçou a importância do perfeccionismo na formação do plantel.

- Entendo que a formação do elenco representa 80% para o sucesso do time nas competições. Deixo 10% para a escalação e 10% para as mexidas. No caso da B1 deste ano, apostamos na manutenção da CT e deuma boa parte do elenco, mesmo após o rebaixamento, por entender que o trabalho foi bem realizado. Além disso, buscamos reforços pontuais para dar ainda mais musculatura a essa base. Acredito que essa decisão foi fator preponderante para que os técnicos Luizinho, Renato e Gilney pudessem atuar com um elenco de qualidade.

Diante de sua terceira participação seguinda na Fase Preliminar, Marco destaca os obstáculos no caminho do Mecão e dos demais participantes.

- O aprendizado maior obtido neste período é que se trata de uma competição de tiro curtíssimo. Sao cinco jogos num curto espaço de tempo e as equipes são muito parelhas. Portanto, as partidas são decididas nos detalhes, o que exige um altíssimo nível de foco e equilíbrio emocional.

O elenco americano se reapresenta no próximo dia 4 para iniciar a preparação visando o Estadual.

- Departamento de Comunicação - AFC




COMPARTILHE: