20/03/2020
Dr Álvaro Chaves esclarece dúvidas sobre o coronavírus e sua prevenção

A pandemia de coronavírus só aumenta no Brasil e no mundo. Mesmo com muita informação sendo divulgada pela mídia, ainda há alguns questionamentos sobre o tema. Para tentar ajudar nossos torcedores e a população em geral, O America Football Club conversou com nosso médico Álvaro Chaves para esclarecer dúvidas sobre a doença.

1- O que é o coronavírus?

É um vírus extremamente agressivo que ataca o sistema respiratório.

2- Quais são os principais sintomas?

Tosse seca, seguida de febre. Neste período, a pessoa deve se manter em observação na própria residência. Se houver algum comprometimento da parte respiratória, procurar um médico ou autoridades de saúde.

3- O que fazer quando se está com a suspeita da doença?

A pessoa deve fazer repouso, ficar em casa, se alimentar bem, com uma boa hidratação e tomar antitérmico. Se houver o comprometimento da parte respiratória, a pessoa deve obrigatoriamente procurar uma unidade de saúde.

4- Qual tipo de precaução as pessoas com mais de 60 anos precisam tomar?

As pessoas mais velhas devem tomar as mesmas precauções que as mais novas. No momento é a higiene pessoal a coisa mais importante. Procurar estar sempre tomando banho, lavando as mãos e usar álcool em gel quando não for possível usar água e sabão.

Nesse período, como não sabemos como o vírus evoluirá, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), temos que manter a quarentena. As pessoas devem evitar sair de casa, ou seja, circular. Devem ficar com os seus familiares. A circulação das pessoas e os seus cumprimentos é que vão ocasionar o desenvolvimento do pior dessa pandemia (é uma infecção que atinge a nível mundial que fica fora de controle)

Se nós mantivermos o povo unido, fazendo quarentena, evitando o cumprimento entre as pessoas, com certeza sairemos desse problema. Agora, é um quadro muito sensível que a precisamos manter todo o cuidado possível.

5- Como deve ser feito o manuseio de objetos pessoais?

Assim que usar os objetos, limpar com álcool em gel, tanto as mãos quantos os utensílios usados. Procurar que o mínimo de pessoas entre em contato com eles.




COMPARTILHE: