America foi superado pela Portuguesa. Foto: Sandro Vox/AFC

14/04/2014
America estreia com derrota na Taça Corcovado

Uma estreia para esquecer. Na primeira rodada da Taça Corcovado, o America foi superado em Mesquita pela Portuguesa. Após começar vencendo o jogo, disputado na tarde deste sábado (12), com um gol aos cinco minutos da etapa inicial, os rubros sofreram a virada e foram derrotados por 3 a 1. O gol americano foi marcado pelo zagueiro Douglas Ferreira.

O America começou muito bem o duelo e marcou um gol logo em seu primeiro ataque. Cassiano cobrou falta da meia direita, Douglas Ferreira subiu mais que a zaga da Portuguesa e tocou de cabeça, no contrapé de Borges: Mecão 1 a 0 aos cinco minutos.

Onze minutos depois os rubros quase ampliaram com Michel. China cruzou da ponta direita e o camisa 8 apareceu dentro da área, como um elemento surpresa, para completar de peixinho. Porém a bola saiu com perigo à direita de Borges.

Depois da parada técnica o jogo passou a ficar mais equilibrado e os rubros sofreram o gol de empate em um pênalti, convertido por Douglas Santos, aos 25 minutos. A Portuguesa tentou assustar, mas Felipe, seguro, defendeu uma boa finalização de Leandrão, à queima roupa, aos 39. Quatro minutos depois, no entanto, o goleiro do Mecão nada pôde fazer na cobrança de falta perfeita de Douglas Santos.

Tentando reverter o placar de 2 a 1 favorável à Portuguesa, Gilson Nunes promoveu as entradas de Leo Gama e Mohammed, nos lugares de Michel e Cassiano, na volta do intervalo, deixando a equipe com três atacantes. Entretanto a Lusa estava retraída e concentrava suas forças no campo defensivo, dificultando a criação rubra.

Aos 10, Leo Gama, que acabara de entrar, chutou da intermediária esquerda e obrigou Borges a fazer uma defesa em dois tempos. Seis minutos depois foi a vez de Noel, que tabelou com Léo Guerreiro no lado esquerdo da grande área, e chutou cruzado, com perigo, para fora.

A equipe americana, que chegou a ficar com quatro atacantes, quando Castro entrou no lugar de Alan, pressionava, mas não conseguia furar o bloqueio adversário, que contra-atacou mortalmente aos 27. Victor Hugo lançou Juninho na ponta-esquerda e o jogador cruzou rasteiro para Leandrão, que finalizou forte. Felipe fez um milagre e salvou em cima da linha, mas, no rebote, Leandrão marcou o gol.

Os rubros tentaram pressionar nos quase vinte minutos que restaram, mas a defesa da Portuguesa se portou bem, impedindo os avanços americanos. Assim o placar se manteve até o fim no Estádio Giulite Coutinho.

Na próxima rodada da Taça Corcovado o America joga contra o Americano, no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira. O jogo vai ser disputado às 15h de quarta (16).

A partida
America 1×3 Portuguesa – Taça Corcovado, 1ª rodada – 12/04/2014, às 15h

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello
Assistentes: Carlos Henrique Cardoso de Souza e Pedro Henrique Tavares da Eira
4º árbitro: Aleksandro Ismael

America: Felipe Eduardo; China, Thadeu Paraguai, Douglas Ferreira e Noel; Taércio, Alan (Castro, 21′/2ºT), Michel (Mohammed, intervalo) e Cassiano (Leo Gama, intervalo); Marcelinho e Léo Guerreiro (Marco Túlio, 20′/1ºT). Técnico: Gilson Nunes.

Portuguesa: Borges; Edson, Jordan, Douglas Santos (Arthur, 25′/2ºT) e Rafinha; Marcio Gomes, Assis (Oliveira, 24′/2ºT), Victor Hugo e Romarinho; Felipe Wallace (Juninho, 18′/2ºT) e Leandrão. Técnico: Sílvio Marques.

Cartões amarelos: Taércio (AFC); Edson (POR)

Gols: Douglas Ferreira 5′/1ºT (1-0); Douglas Santos 25′/1°T (1-1); Douglas Santos 43′/1°T (2-1); Leandrão 27′/2°T (1-3)