Comemoração | Foto: Raffa Tamburini-Agência Sangue

26/03/2014
America vira com um a menos e se classifica

Mesmo numa tarde de quarta-feira, uma parte da torcida americana se fez presente no Estádio Giulite Coutinho para acompanhar a partida mais importante do time até então no ano de 2014. E foi brindada com um placar favorável que garantiu o time nas semifinais da Série B, na vitória, de virada, por 2 a 1, sobre o Olaria.

O America começou pressionando e por pouco o atacante Marcelinho não tira o primeiro zero do placar. Após receber cruzamento da direita, ele subiu mais que o zagueiro do Olaria e cabeceou, obrigando o goleiro Cléber a fazer uma defesa dificílima. O jogo estava igual até os 13 minutos, quando o atacante alvianil Magno chutou uma bola de fora da área, ela desviou na zaga e tirou totalmente o goleiro Felipe do lance. 1 a 0 Olaria.

No intervalo, o técnico americano Gilson Nunes mexeu no time, colocando Marco Tùlio no lugar de Betinho, dando mais ofensividade à equipe. E surtiu efeito logo no começo. Noel cobrou falta, Marco Túlio desviou e o goleiro Cléber espalmou. A bola sobrou livre para o zagueiro Douglas Ferreira, bem colocado no lance, empatar o jogo. 1 a 1.

O empate não classificava o America para as semifinais, já que os demais resultados não eram favoráveis e a vitória passou a ser mais do que fundamental. A pressão contra o rubro aumentou aos 31 minutos, quando o mesmo zagueiro Douglas Ferreira foi expulso por fazer uma falta na entrada da área e levar o segundo cartão amarelo. Mas, isso não desanimou o time, que continuou a buscar os três pontos.

A vitória rubra aconteceu aos 36. Uma falta na intermediária do Olaria ficou a cargo do volante Taércio fazer a cobrança. Ele bateu rasteiro, a bola passou por todos e o goleiro Cléber nada pôde fazer no lance. 2 a 1 America e festa no campo e na arquibancada. Após o apito final, jogadores e torcida confraternizaram, numa grande festa em Mesquita.

Com o resultado, o America fica em primeiro lugar no grupo B e a próxima partida do America acontece sábado (29), às 15h, no Estádio Giulite Coutinho, contra o Olaria, segundo colocado no grupo A. A outra semifinal, nos mesmos dias e hora, será Barra Mansa x Portuguesa, em Barra Mansa.

A partida

America x Olaria – Taça Santos Dumont, 10ª rodada – 26/03/2014, às 15h30min

Estádio Giulite Coutinho (Mesquita-RJ)
Árbitro: Eduardo Cordeiro Guimarães
Assistentes: Ralph Coutinho Carneiro e Marcello Oliveira da Costa
4º árbitro: Thiago Pinheiro Ferreira

America: Felipe Eduardo; China (Wander/13’2ºT), Thadeu Paraguai, Douglas Ferreira e Noel; Taércio, Alan, Muniz (Flávio, 18’/1º), Betinho (Marco Túlio/intervalo); Marcelinho e Léo Guerreiro. Técnico: Gilson Nunes.

Olaria: Cléber, Ivan, Daniel, Vandinho e Erick (Carlos Jr, 32/1ºT); Nego, Cocada, Robertinho e Lincoln; Magno e Renatinho (Gaúcho/7’2ºT). Técnico: Cleimar Rocha

Cartões amarelos: Douglas Ferreira (AFC); Robertinho e Daniel (OAC)

Cartão vermelho: Douglas Ferreira (AFC)