Ato Público vai acontecer na ABI. Foto: Daniel Marcenco/Folhapress

30/05/2014
America promove Ato Público na ABI nesta segunda-feira

Na segunda-feira (2), quem ama o America e o esporte tem um compromisso às 18h, no auditório da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio. O tradicional reduto da liberdade de imprensa e de expressão será o ponto de encontro da família americana no “Ato em defesa do America, do Futebol e dos Clubes”, com presença já confirmada de autoridades públicas dos três poderes, de representantes do setor privado e de dirigentes de outros clubes.

O encontro acontece em um momento no qual o America enfrenta sérias dificuldades, fruto de um longo processo de degradação esportiva, patrimonial, institucional e moral provocada por uma série de más administrações que passaram pelo comando do clube nos últimos anos. Nosso trabalho é reverter esse processo, e o encontro é um ponto de partida para o lançamento de um pacto de ressurreição.

Neste momento, o Conselho de Administração do America convoca os torcedores para tomarem partido e agirem em conjunto em busca do resgate do clube. Prestes a completar 110 anos, com uma bela história na cidade, no estado, no país e no exterior, o America é tão grande quanto o amor de seus torcedores, mas o carinho que alimenta a instituição não se resume à fidelidade deles.

As grandes equipes montadas pelo America e seus jogadores revelados e cedidos para as seleções brasileiras fizeram do Diabo um dos clubes mais amados do país. Feitos como a vitória sobre o Peñarol, time base da seleção uruguaia campeã mundial, em pleno Centenário (Montevidéu-1951), ajudaram a resgatar a auto-estima do futebol brasileiro. A equipe de 1982, vencedora invicta do Torneio dos Campeões, também encantou o Brasil e fez nosso clube ser admirado e respeitado.

É esse passado vencedor que nos inspira para o futuro,e é por ele que todos os cariocas e clubes co-irmãos devem se engajar nesta causa: os problemas do America não são muito diferentes dos que enfrentam os demais e podem ser superados com esforço conjunto. Confira abaixo a carta-convite do presidente Léo Almada. E não deixe de comparecer.

Convite

O America Football Club sentir-se-á honrado com a presença de Vossa Excelência ao ATO PÚBLICO A FAVOR DO AMERICA, DO FUTEBOL E DOS CLUBES, que fará realizar às 18:00 horas do dia 02 de junho de 2014, no Auditório da ABI – Associação Brasileira de Imprensa, localizado na Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9.º andar – Centro – Rio de Janeiro – RJ.

Estamos em uma verdadeira cruzada para salvar o clube de um processo de degradação patrimonial, institucional e moral que já ia se tornando irreversível.

Como entendemos que o America não é só de seus torcedores ou sócios, mas um patrimônio institucional da cidade e do país, resolvemos organizar um ato público, que tem por objetivo não apenas compartilhar e publicizar esse desafio que resolvemos encarar, mas também debater a questão maior dos clubes de futebol brasileiros que, se não necessariamente estão na situação pré-falimentar do America, vivem, em sua grande maioria, por meio de respiração artificial.

Contamos muito com sua presença.

Léo Barros Almada