Rubros celebraram o gol de Leandro Chaves (c). Foto: Raffa Tamburini/America Rio

20/08/2014
Com segundo tempo arrasador, America goleia o Duquecaxiense

O America não poderia ter começado melhor sua caminhada na Copa Rio de 2014. Atuando como visitantes, os rubros não tomaram conhecimento do adversário, o Duquecaxiense, e venceram por goleada sua partida de estreia. A exibição de gala que culminou no triunfo por 5 a 0 nesta quarta (20), no Luso Brasileiro, teve seu ápice no segundo tempo, quando o Mecão marcou quatro vezes. Muniz abriu o placar na etapa inicial e viu China, Leandro Chaves e Gilcimar, duas vezes, ampliarem nos 45 minutos finais.

Desde o início do jogo ficou clara a disposição tática das equipes. Enquanto o America tinha mais posse e buscava o jogo, o Duquecaxiense se postava mais na defesa, dificultando as tramas americanas. Por isso a primeira finalização, no gol, do duelo só aconteceu aos 18 minutos, em um chute de fora de Vinícius Paquetá, encaixado pelo goleiro rival.

Quatro minutos depois o Duquecaxiense respondeu com a mesma moeda, mas Felipe estava atento e defendeu com tranquilidade. Pouco depois, aos 25, o America - que começava a envolver o adversário - abriu o placar. Muniz começou a jogada no círculo central, se livrou de dois marcadores e tocou para china, na intermediária direita. O lateral dominou e devolveu para o volante que, dentro da área, deu apenas um toque de categoria e colocou a bola no contrapé do arqueiro: America 1 a 0.

Já em vantagem no placar Mecão teve superioridade numérica minutos depois, quando aos 36 minutos, Leão recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso. Com 11 contra 10 o America se animou e quase ampliou aos 42. Edu Pina cruzou da linha de fundo, Leandro Chaves apareceu por trás da defesa e testou no contrapé do goleiro. Porém a bola subiu de mais e saiu por cima. Pouco depois, já nos acréscimos, o Duquecaxiense tentou empatar em um contra-ataque puxado por Vinícius. O jogador serviu Cizinho na marca do pênalti, mas, antes que este pudesse finalizar, Edu Pina o desarmou, colocando a bola para córner.

Show do Mecão e gols de estreante

Na etapa complementar o treinador Ailton Ferraz fez uma substituição no intervalo, colocando o estreante Gilcimar, passando a atuar com três atacantes e o Mecão sobrou em campo. A equipe de Campos Sales criou inúmeras oportunidades e os gols saíram naturalmente. Aos seis minutos Edu Pina fez grande jogada individual e soltou uma bomba de fora da área. O goleiro, com dificuldade, pôs a bola pela linha de fundo. Paquetá cobrou curto com Pina, que alçou na área. A defesa deixou a bola viva dentro da grande área e Leandro Chaves, de primeira, fuzilou de direita. A bola entrou no canto direito: 2 a 0 aos oito minutos.

Quatro minutos depois Júnior achou Leandro Chaves, na meia-lua e o camisa 10 deu uma linda assistência para China. O lateral-direito, livre de marcação dentro da área, dominou e colocou a bola no ângulo direito do goleiro. Nos quase vinte minutos que se seguiram os rubros valorizaram a posse de bola e arriscaram alguns remates de fora da área, com Júnior e Marcelo Costa, mas não obtiveram sucesso. Até que aos 30 o Mecão criou mais uma chance clara e quase ampliou. Castro inverteu e acionou Leandro Chaves, que serviu Edu Pina no corredor esquerdo. O lateral limpou seu marcador, invadiu a área e chutou cruzado. A bola saiu triscando a trave esquerda do goleiro.

Pouco depois, aos 35, Júnior quase marcou o seu. O volante cobrou escanteio fechado e o goleiro impediu o gol olímpico. Na sequência Vladimir cabeceou, mas a defesa salvou em cima da linha. Júnior tentou de novo, aos 37, em um chute de fora da área, mas a bola venenosa saiu por cima do gol. Naquela altura o jogo se encaminhava para o fim, mas o Mecão não diminuiu o ritmo e marcou mais duas vezes. Após receber passe de Leandro Chaves, Edu Pina foi derrubado por Jean dentro da área: pênalti. Gilcimar bateu no canto esquerdo do arqueiro, que pulou para o outro lado: 4 a 0 aos 45 minutos.

Quatro minutos depois o gol derradeiro surgiu, em um contragolpe. Marcelinho deu um lançamento perfeito para Leandro Chaves, que invadiu a área pelo lado esquerdo e tocou para Gilcimar. Apenas com o goleiro pela frente, o centroavante só escorou e fechou a goleada, que deixou o Mecão na liderança do Grupo A da Copa Rio. O próximo duelo dos rubros vai acontecer no domingo (24), no Estádio Aniceto Moscoso, às 15h, contra o Nova Iguaçu.

A partida

Duquecaxiense 0x5 America – Copa Rio, 1ª rodada - Grupo A – 20/08/2014 às 15h

Estádio Luso Brasileiro (Rio de Janeiro – RJ)
Árbitro: Wellington Mendonça de Mello
Assistentes: Romário Falci do Carmo Junior e Thiago Rosa de Oliveira
4º Árbitro: Edson Alves de Carvalho

Duquecaxiense: Fred; Jean, Daniel, Marins e Jefferson; Leão, Igor, Ferreira (Thales 13’/2ºT) e Roni (Vinícius 37’/1ºT); Ronaldo (Felipe Augusto 20´/2ºT) e Cizinho. Técnico: Gilberto Figueiredo.

America: Felipe; China, Marcelo Costa, Vladimir e Edu Pina; Raphael Azevedo (Gilcimar – intervalo), Muniz, Júnior e Leandro Chaves; Allan (Marcelinho 39’/2ºT) e Vinícius Paquetá (Castro 24’/2ºT). Técnicio: Ailton Ferraz.

Cartões amarelos: Leão (DCX)
Cartão vermelho: Leão

Gols: Muniz 27’/1ºT (0-1), Leandro Chaves 8’/2ºT (0-2), China 12’/2ºT (0-3), Gilcimar 45’/2ºT (0-4) e Gilcimar 49’/2ºT (0-5)

Público e renda: 200 (250 presentes)
Renda: R$1.500,00













COMPARTILHE: