Léo Almada (e) e Romário participaram da eleição. Foto: Raffa Tamburini/America Rio

14/10/2014
America elege novo Conselho Deliberativo

Foram quase 11h de votações efetivas nesta terça (14), com a presença de pouco menos de 200 sócios no Club Municipal. Após a abertura oficial da sessão de votos, que aconteceu mediante a presença mínima de 75 sócios adimplentes, começou a ser eleita a chapa única, "Moralização, Progresso e Responsabilidade". Depois do fim do período de eleição foram contabilizados - por volta das 20h - 195 votos, sendo 5 em branco e 190 a favor do novo Conselho Deliberativo do Mecão, que vai comandar o America Football Club pelos próximos três anos.

Este conselho tem como líderes o senador eleito, Romário, que concorrerá a vaga de Presidente do clube, e o atual mandatário americano, Léo Almada, que será seu 1º Vice-presidente. Ambos marcaram presença, votaram em sua chapa e compartilharam da ideia de que este 14 de outubro de 2014 é um marco para o reerguimento do America.

- Esta eleição é um marco histórico. Elegemos uma chapa única, composta por verdadeiros americanos que, com certeza, irão ajudar com tudo aquilo que o America precisa. Também entra para a história que o America Football Club será o primeiro clube brasileiro a ter em sua presidência um senador da república. Estou muito feliz com o dia de hoje e disse ao Romário que deixarei, junto com a minha equipe, o trem nos trilhos e a bola na marca do pênalti para ele - garantiu Léo Almada.

Já visualizando seu mandato - a votação para presidente do Conselho de Administração do America vai acontecer apenas no dia 10/11 -, Romário reforçou a obrigação de recolocar o America entre os maiores clubes do Brasil. Após votar na chapa, o Deputado Federal atendeu aos pedidos de fotos dos sócios, conversou com os profissionais de imprensa presentes e disse.

- Todos nós americanos temos por obrigação recolocar o America em seu devido lugar. Este clube tem uma história e foi um dos maiores clubes que o Brasil já teve. Sabemos das dificuldades que (o America) vem passando e tudo de bom e de ruim que aconteceu. Meu objetivo é fazer o America voltar, se possível dentro de meu período de mandato, para a Série A do Campeonato Brasileiro - comentou.

Contagiado com o mesmo otimismo que Romário, Léo Almada relatou que, em um futuro próximo, os rubros terão muitos motivos para se orgulhar do America. Orgulhoso com o momento vivido, Léo ainda fez previsões otimistas para o clube.

- A partir do dia primeiro de janeiro, quando este conselho for empossado, tenho uma perspectiva de que o America será o primeiro clube brasileiro livre de dívidas e com uma situação estável. Esta chapa teve o nome de Moralização, Progresso e Responsabilidade, e com base, principalmente, em seu primeiro item, os torcedores podem visualizar um futuro promissor para o clube - assegurou.

Eleições presidenciais

No dia 27/10, às 19h, os 150 membros do novo Conselho Deliberativo do America, junto com nove sócios Beneméritos, um sócio Grande Benemérito e um membro permanente, vão se reunir para eleger o Presidente do Conselho Deliberativo. Qualquer um destes 161 eleitores pode se candidatar à vaga, que atualmente é de Neil Chaves. Além desta eleição, que acontecerá no 4º andar do Club Municipal, será escolhida uma nova Comissão Fiscal do Rubro.

Duas semanas depois, no dia 10 de novembro, os mesmos 161 votantes se reunirão novamente no mesmo local, desta vez para eleger o novo Presidente do Conselho de Administração, em uma eleição nos mesmos moldes da anterior. Esta vaga é a pleiteada por Romário - o presidente eleito também indicará o 1º Vice-presidente e o 2º Vice-presidente -, que se emocionou com a possibilidade de realizar o sonho de presidir o America.

- Essa é a possibilidade de realização de um sonho do meu pai, que passou a ser meu também. Estou cumprindo tudo o que foi combinado com o atual presidente do America, o Dr. Léo Almada, sua diretoria e seus torcedores. Espero que no dia da eleição eu possa estar tranquilo e preparado para ser o próximo presidente do America Football Club - finalizou.

Veja a lista com o nome dos 150 conselheiros eleitos e seus 30 suplentes:

Foto: Raffa Tamburini/America Rio


COMPARTILHE: