Dois resultados interessam ao America de Ailton Ferraz: vitória ou empate. Foto: Raffa Tamburini/America Rio

08/11/2014
Ailton Ferraz ignora vantagem sobre o Madura e pede mesma atitude do clássico

Resta apenas um jogo para o America saber se vai disputar a semifinal da Copa Rio ou não. Os rubros necessitam de, no mínimo, um empate na quarta (12), contra o Madureira, no Estádio Aniceto Moscoso, para avançar de fase. No entanto a vantagem de dois resultados não diminui a responsabilidade e o comprometimento americano aos olhos de Ailton Ferraz. Por isso o treinador rubro pediu aos atletas a mesma postura que tiveram no 2 a 0 sobre o Bangu, para garantirem êxito em mais uma etapa do certame.

- Vamos pegar uma equipe mais acostumada com o gramado, mas a nossa postura deve ser a mesma que tivemos contra o Bangu. Penso que o Madureira, por necessitar da vitória, vai sair para o jogo e por isso a alegria na marcação e a pegada não podem nos faltar. Como o empate nos é favorável nossa responsabilidade aumenta e não podemos deixar escapar essa chance - ressaltou.

O foco do técnico na responsabilidade de classificar o America para a semifinal é tão grande que ele citou a derrota de um rival como exemplo. O insucesso do Flamengo na Copa do Brasil, na derrota para o Atlético-MG por 4 a 1, serviu de lição e alerta para Ailton e o mesmo reforçou a importância de ter seus atletas ´ligados` do início ao fim contra o Madureira.

- O Flamengo tinha uma vantagem de dois gols contra o Atlético-MG, fez o terceiro e sofreu a virada, perdendo a classificação após ser vazado quatro vezes. Temos que pegar isso como lição e usar a nosso favor para conseguir o objetivo, que é avançar para a semifinal da Copa Rio. Coloquei na cabeça deles a responsabilidade de jogar no America e se eles repetirem o que vem fazendo nos treinamentos nas jogadas de bola rolando e de tiros livres, vamos obter êxito - relatou.

Análise da vitória

Extremamente obediente taticamente, o America não se arriscou contra o Bangu e conseguiu uma importante vitória na quarta (5/11). Depois de marcarem dois gols os rubros não deixaram o rival criar chances claras de gol, anulando a criatividade dos banguense com muita marcação e empenho. Além disso o America atuou com um esquema formado com três zagueiros e com duas mudanças na equipe principal, que colaboraram para o bom resultado. Essas trocas e a exibição da equipe foram avaliadas por Ailton Ferraz, que disse orgulhoso.

- Dentro do que eu tenho no grupo procurei fazer o melhor e conseguimos o resultado. Estudei bastante o Bangu e, levando em consideração as condições ruins do gramado, montei minha equipe da melhor forma possível, e deu certo. Mudei peças que vinham sendo titulares e muitos desconfiaram (das mudanças), mas o time encaixou e obtivemos a vitória. Além disso gostei da atitude de todos, o que foi o diferencial na partida. Minha equipe fez o simples e os gols saíram, depois o Bangu se soltou muito e seguramos o placar - concluiu.

Treinamento

Os rubros fecharam sua semana de treinos neste sábado (8/11). Pela manhã a delegação americana realizou um treino físico, seguido de um alemão - treino técnico com foco na marcação, passe e finalização - no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. No total as atividades duraram cerca de 1h. No domingo (9/11) será concedida folga aos atletas, que se reapresentarão na segunda (10), às 15h30min, também no GC.






COMPARTILHE: