Alex disputou mais de 670 jogos pelo America. Montagem: arquivo pessoal.

09/12/2014
Mito americano celebra 69 anos de vida

Ninguém vestiu tantas vezes a camisa americana quanto o alemão naturalizado brasileiro Alex Kamianecky, ou simplesmente Alex. Presente em 673 jogos do Mecão ao longo de seus 13 anos no clube - 1967 a 79 -, o ex-zagueiro completou 69 anos de idade nesta terça (9). Marcado para sempre na história do America, este mito é lembrado e idolatrado pelos rubros até os dias atuais, tanto que recentemente foi eleito por torcedores para o time ideal do Sangue do século XX. Parte desta idolatria se deu pelo amor de Alex com o America mesmo após deixar o clube, comprovada em seu vínculo com o Sport Recife-PE. Ao deixar o rubro, em 79, exigiu uma cláusula em seu contrato com o time pernambucano, que o impedia de atuar contra o Mecão.

Radicado em Novo Hamburgo-RS, Alex iniciou sua carreira profissional em São Leopoldo-RS, pelo Clube Esportivo Aimoré, onde disputou duas temporadas. Descoberto pelo America foi trazido ao Rio de Janeiro e formou grandes equipes rubras. Inclusive integrou a esquadra campeã da Taça Guanabara de 74, na vitória histórica sobre o Fluminense. Titular indiscutível por sua qualidade e lealdade dentro e fora de campo, integrou a pré-lista da seleção brasileira campeã do mundo em 70. Extremamente disciplinado, foi contemplado com o Prêmio Belfort Duarte, já que nunca foi expulso em 15 anos de carreira. Por estes feitos Alex foi homenageado na Calçada da Fama do Maracanã.

Assim, motivos não faltam para o carinho que o America Football Club sempre terá com seu ex-camisa 3. Muito obrigado, Alex! Parabéns!









COMPARTILHE: