Arturzinho observa Taércio no gramado do Giulite Coutinho. Foto: Raffa Tamburini/America

06/01/2015
Após apresentação ao elenco, Arturzinho comanda primeiro treino no America

Depois de ser anunciado em dezembro de 2014, o treinador Arturzinho se encontrou pela primeira vez com o elenco profissional do America. Na manhã desta terça (6/1), na sala de Coletivas do Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, o comandante rubro e sua Comissão Técnica foram apresentados oficialmente aos atletas do time principal. No encontro também estiveram presentes o presidente do Mecão, Léo Almada, o Coordenador Geral do Futebol Profissional, Edu Coimbra, e o Supervisor de Futebol, Wagner Tardelli, que deram aos boas-vindas e desejaram sorte aos atletas e a CT americana na campanha do Estadual. Após a conversa com os jogadores, o plano de trabalho foi apresentado e Arturzinho iniciou os treinos no gramado do GC.

- (O que mais) gostei (neste primeiro contato) que eles ouvem e tentam executar. Se não conseguiram (fazer) tudo, foi porque é impossível chegar (após um período de inatividade) e automaticamente corrigir e concretizar com perfeição o que a gente exige. Mas vejo boa vontade e um elenco querendo colocar o America na primeira divisão. Meu diferencial era que eu gostava de trabalhar e por isso joguei até os 40 anos. Por isso espero que os jogadores tenham o mesmo tipo de atitude. Que gostem e venham para cá com prazer, alegres e que façam o máximo para que as coisas aconteçam - comentou Arturzinho sobre a atividade.

Em suas primeiras horas a frente dos atletas do America, o treinador fez questão de executar trabalhos com bola, uma virtude de acordo com o mesmo. Para Arturzinho essa é a ferramenta fundamental do esporte e, por isso, sempre que puder fará o elenco trabalhar com a mesma. O treino foi bem assimilado pelos jogadores na avaliação do técnico, que ressaltou que a evolução virá com o aprimoramento técnico e da confiança dos mesmos nos jogos.

- Neste primeiro dia já teve bola. Dei fundamentos e fui para campo. Gosto do jogo específico, que faça com que eles se sintam confiantes nas partidas. Vai ser sempre assim. Eu não concebo futebol sem bola. Não entendo porque fazem tanto preparo físico e se preocupam tanto com a tática, e esquecem de dar o principal para o jogador, que são a qualidade técnica, os fundamentos e o essencial, que é trabalhar com a bola. Ela é a ferramenta central para que a gente alcance os objetivos e por isso vou utilizá-la sempre em meus treinos - relatou.


Promessa do comandante

Arturzinho enxerga que tem aparatos necessários, concedidos pelos dirigentes do America, para executar seu trabalho. Agradecido pelo convite feito por Edu Coimbra, seu mentor desde os tempos de jogador, e comovido pelos esforços do presidente do clube, Léo Almada, o técnico reforçou que se empenhará ao máximo para obter bons resultados para o time de Campos Sales.

- O Edu é minha referência como profissional. Foi meu treinador, me levou para a seleção e isso demonstra que confia em mim. Vejo no presidente Léo Almada uma pessoa idônea, com caráter inabalável, que oferece o que tem ao America Football Club, quando geralmente o que acontece é o contrário, as pessoas usufruem da instituição. Por isso o que tenho a dizer ao torcedor do America é que vou me matar aqui dentro para que as coisas (boas) aconteçam e espero ter competência. (Os resultados positivos) já aconteceram em outros lugares (por onde passei), nos quais não tiveram a mesma atitude (que o Léo), e por isso Deus vai querer que a gente consiga aqui - finalizou.


Edu Coimbra (e), Léo Almada (c) e Arturzinho conversaram com os profissionais antes do treino. Foto: Raffa Tamburini/America Rio


Elenco presente

Todos os profissionais que compareceram, com a exceção do lateral-direito Wander, que se recupera de uma cirurgia no joelho, participaram da atividade de, aproximadamente, duas horas de duração - dividida em trabalhos físicos e técnicos. Desta forma os goleiros Felipe e Sérgio - que foi promovido ao time principal no fim do ano e renovou seu vínculo com o America -, os volantes Raphael Azevedo, Taércio, Muniz e Castro Jr, os meias André e Cassiano, e os atacantes Daniel, Castro e Marcelinho estiveram à disposição de Arturzinho.

Além destes o arqueiro Luís Henrique, que terminou a temporada de 2014 no gol do Mecão, e o lateral-direito Lucas Ângelo, que fechou o último ano participando dos treinos com o time profissional, foram outros nomes que participaram da atividade. Completando o material humano disponível neste primeiro dia de trabalhos, Arturzinho pôde contar com os Juniores do Rubro, que treinaram sob os olhares de seu novo treinador, Eduardo Coimbra.


Ausência

O zagueiro Jadson e o lateral-esquerdo Romarinho não compareceram na atividade devido a problemas particulares. Ambos são esperados no treinamento desta quarta (6), às 8h, no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita.


CT é apresentada

Neste primeiro dia de treinamentos o time principal do America conheceu a Comissão Técnica de Arturzinho. O líder dos rubros vai contar com Almir Lima e Tuca Lima como auxiliares, Ribamar Cerqueira será o preparador físico e Ricardo Cruz segue mantido como preparador de goleiros. Outros que permanecem em seus cargos são o massagista Santana e o roupeiro Chiquinho. Também inalterado o Departamento Médico do clube segue sob a responsabilidade dos doutores Álvaro Chaves e Rodolfo Alkmim. Em relação a fisioterapia Steve Costa segue na equipe, mas trabalhará em conjunto com a empresa Fisioplanet, do também fisioterapeuta Fábio Marino.


Raffa Tamburini/America Rio













COMPARTILHE: