America Football Club
NOTÍCIAS
HOME   |   NOTÍCIAS
15/02/2021
Presidente Sidney Santana fala sobre o atual momento do clube



O Presidente e também Vice-Presidente de Futebol do America Football Club,
Sidney Santana, concedeu uma entrevista especial para falar com os torcedores e associados do clube sobre a temporada, as mudanças na gestão do futebol, a reformulação do elenco, além da Nova Sede. Confiram:

O que aconteceu para o planejamento não sair como o esperado?

Em primeiríssimo lugar queremos nos desculpar com a nossa querida torcida americana pelo resultado indesejado nesta competição. O coração de todos nós, amantes do nosso clube, torcedores assíduos e fervorosos, está sangrando. Em todos nós americanos apaixonados paradoxalmente, há um imenso sentimento de vazio. Lamentavelmente os recursos financeiros, essenciais para a montagem de um time competitivo e em época própria de data de pré-temporada não ocorreram. Assim, a mencionada pré-temporada foi postergada quanto à data própria de seu início, tendo em vista a total ausência de recursos financeiros para a contratação de jogadores. Ressalta-se que foi um verdadeiro desafio para a Diretoria dar início a uma pré-temporada mesmo que tardia, sem qualquer recurso financeiro inclusive até para refeições dos atletas. Houve um trabalho imenso de captação de recursos financeiros e tão logo o pouco conseguido se destinou à montagem do time e com data de início postergada de pré-temporada, atraso este que prejudicou em muito o entrosamento do time.

Tão logo a chegada dos recursos financeiros em janeiro/2021, procuramos reforçar o time até então montado o qual foi outro desafio, visto a grande maioria dos jogadores contatados não se interessarem na contratação, exatamente pelo motivo de achar não terem tempo de se entrosarem com o time montado e a contribuição deles por conseguinte não resultar no resultado tão esperado de vitórias. Vale ressaltar que tivemos importantes contratações de atletas com carreiras exitosas, como por exemplo, a manutenção do goleiro Deola, a vinda do Richarlyson e do Vitor Júnior o que foi muito motivante tanto para a torcida rubra quanto para os próprios jogadores. E outros jogadores reforçaram a equipe. Porém as vitórias tão esperadas não vieram o que decididamente contribuiu para não alcançarmos o tão esperado acesso à fase principal do estadual 2021. Por fim, acrescentamos, ainda, que alguns de nossos adversários vinham em atividade, participando de competições, o que de certa forma fez a diferença.

Com a chegada do Josué, o que muda na gestão do futebol do clube?

O Josué Teixeira é um treinador/gestor de futebol com carreira exitosa. Tem experiência nas competições que iremos participar. Além disto, é um profissional altamente qualificado com cursos de gestão esportiva e licença A e Pró da Confederação Brasileira de Futebol, um dos poucos treinadores de futebol brasileiro que possui a qualificação da Associação de Treinadores de Futebol da Argentina, trazendo para o America uma metodologia de trabalho inovadora e vencedora.

Qual será o planejamento para a disputa da A2 e da Copa Rio?

O planejamento está intimamente ligado ao orçamento sustentável já disponibilizado pela Diretoria para fazer frente as competições mencionadas. Vale ressaltar que para dar um maior suporte à comissão técnica estamos junto ao Josué implementando o departamento de análise de desempenho, e investindo na estrutura dos demais departamentos com o objetivo de tornar o America também forte em relação à estrutura do futebol. Cabe destacar, ainda, que o planejamento do futebol já traçado pelo Josué junto à Diretoria contempla uma pré-temporada de mais de 60 dias e que por certo nos dará condições de formar um elenco qualificado e competitivo.

Como ficará a situação dos atletas que estão no elenco? Quais atletas serão aproveitados para a temporada seguinte?

Em relação a primeira parte da pergunta, podemos assegurar que ocorrerá uma grande reformulação do elenco, mas podemos adiantar que os nossos garotos da Base (verdadeiros ativos do Clube) que já vinham num processo de integração com o elenco profissional terão um espaço maior com o Josué. No tocante à questão de aproveitamento do elenco, sem sombra de dúvidas estamos em negociações para a manutenção daqueles que se destacaram, e nos próximos dias iremos anunciar as suas respectivas renovações de contratos.

Já existe uma ideia de quais tipos de atletas o clube irá buscar?

Para cada setor do campo o Josué já tem traçada as características necessárias de cada atleta e serão esses atletas que iremos buscar ao mercado com o auxílio do setor de análise de desempenho.

O que o torcedor pode esperar do America para o restante da temporada?

Com um planejamento traçado e adequado a seu tempo, agregado à contratação de profissionais qualificados na estrutura do futebol do America estamos muito confiantes e não mediremos esforços para sermos campeões da A2 e da Copa Rio, realizando um nosso antigo desejo de voltar às competições nacionais, especialmente participando da Série D do brasileiro.

Muitos torcedores perguntam sobre o andamento da construção da Nova Sede/Shopping. Como está esse processo? Existe uma expectativa para a finalização do projeto?

Como é do conhecimento de todos o trabalho série e hercúleo até aqui desenvolvido pela atual diretoria, com inúmeras tratativas junto à Prefeitura do Rio, à Câmara dos Vereadores e posteriormente com a sanção do Projeto de Lei convertido em Lei Complementar, a qual viabiliza a construção da Nova Sede Social do America / Shopping Center. Todavia, é de se lamentar a postura de alguns poucos ditos torcedores do America que ao longo de todo esse processo participaram tão somente com o único objetivo de inviabilizar o seu regular andamento e a concretização da Nova Sede Social do America, o que de certa forma contribuiu para um atraso maior em seu desfecho. Contudo, chegamos ao ponto já com todas as licenças expedidas para a construção e o desmonte da Sede antiga concluído. Hoje estamos na fase final de análise para a assinatura do contrato que dará ao America uma mudança de patamar não só no âmbito social, como também esportivamente, voltando às tradições do Clube da Rua Campos Sales 118, frise-se, sem venda de patrimônio. Por fim, imperativo destacar que nós da Diretoria do America estamos tomando todas as cautelas para que não ocorra com este Projeto da Nova Sede Social o que aconteceu com o Andaraí, sendo este um dos motivos da demora da assinatura do contrato que dará início a tão sonhada construção da Nova Sede Social do America Football Club / Shopping Center.







Rua Gonçalves Crespo, 274 - Tijuca - Rio de Janeiro - Tel.: (21) 2569 2060
Copyright © 2021 Direitos Reservados. Desenvolvido por FelipeAlves.com