O America abriu vantagem importante no primeiro jogo da decisão da Copa Rio. Apoiados por mais de 3 mil americanos presentes, os rubros venceram a Portuguesa por 1 a 0, neste domingo (14). Matheus Iacovelli, artilheiro do Mecão, decretou o triunfo rubro no Giulite Coutinho. As equipes voltam a ser enfrentar no sábado (20), às 18h, no estádio Luso-Brasileiro.
O Jogo
O America controlou a maior parte do embate. Propondo maior volume de jogo, executou jogadas importantes que pressionaram a defesa da Lusa. O domínio, então, deu resultado ainda no primeiro tempo. Em jogada de Jefinho, o atacante rubro foi interrompido na área e o árbitro marcou pênalti. Iacovelli foi para a cobrança e deixou seu sétimo gol anotado na temporada.
Com a vantagem no placar, o America manteve-se melhor no jogo. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro Henrique Rocha, da Portuguesa, foi expulso. Ele recebeu o segundo cartão amarelo após interceptar uma jogada com a mão. Anteriormente, ele havia recebido o primeiro amarelo após cometer falta em Cleyton.
Apesar dos esforços, as jogadas de ataque rubras não conseguiam ampliar o contador. A Portuguesa, por outro lado, esbarrava em uma equipe bem postada que não lhe dava espaços para criar.

No segundo tempo, o jogo ficou morno e poucas chances foram criadas. O cenário mudou quando o lateral PV, da Lusa, também foi expulso, deixando os visitantes com nove em campo. O America voltou a pressionar, enquanto a Portuguesa recuou todo o time para evitar que a vantagem rubra aumentasse.
Desta forma, manteve-se o placar mínimo e o America joga os próximos 90 minutos com a vantagem do empate nos domínios da Portuguesa.
Ficha técnica
America 1×0 Portuguesa
Copa Rio – Final – Jogo de ida
14/09/2025 – 15h – Giulite Coutinho – Mesquita – RJ
Gol: Matheus Iacovelli (America)
America: Victor Brasil; Luciano Tchow, Matheus Alves, Rennã e Emerson; JV, Caio Cunha, Cleyton (Edson Mika) e Léo Pedro (Jeferson) ; Jefinho, Cleyton, (Kauê Medeiros) e Iacovelli (Daniel Fonseca). Técnico: Leandro Miranda.
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
Assistentes: Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ) e Júlio César Souza Gaudêncio (RJ)
Cartão amarelo: Jeffinho, JV, Léo Pedro e Iacovelli (AME); Douglas Borges e Luis Gustavo (POR)
Cartão vermelho: Henrique Rocha, PV (POR)