A equipe sub-20 do America perdeu por 1 a 0 para o Botafogo, no Estádio Giulite Coutinho, na tarde deste sábado (24), em jogo válido pelas oitavas de final do Torneio Otávio Pinto Guimarães (OPG). Mesmo com o resultado, o Mecão criou importantes oportunidades e movimentou o jogo a seu favor em vários momentos, reafirmando elevado nível técnico diante do alvinegro.
Apesar do revés, os Crias do Mecão estão vivos no torneio. Para continuar na briga, eles vão precisar vencer o jogo de volta, na quarta-feira (28), às 14h45, no Estádio Nilton Santos, por dois gols de diferença para avançar às quartas de final. A vitória por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.
O jogo
O time rubro começou o duelo aplicando pressão sobre o Botafogo. Aos cinco minutos de jogo, em bola lançada na frente, Fortunato – marcado – escorou para Kauã Borges finalizar na entrada da pequena área, mas o goleiro conseguiu se antecipar para fechar o ângulo e defender. Em outro lance de perigo, ainda no primeiro tempo, Fortunato novamente apareceu e fez linda jogada individual pela esquerda. O camisa 21 encarou o marcador, passou a bola por entre as pernas dele e avançou até a linha de fundo para cruzar rasteiro. Na grande área, a zaga botafoguense conseguiu afastar o perigo. O ritmo forte do America foi ditando o jogo, no campo do Giulite Coutinho, e o Botafogo só conseguiu equilibrar já no final da primeira etapa.
Na volta do tempo complementar, o America manteve as mesmas peças nos primeiros minutos de jogo. Em grande lance, aos sete minutos do segundo tempo, Kauã Borges foi lançado na frente, ganhou na corrida do zagueiro e bateu em diagonal na saída do goleiro do Botafogo, que fez defesa difícil. A resposta do Botafogo veio então aos 19 minutos, quando conseguiram abrir o contador. Com as alterações propostas pelo técnico Marcus Dantas, o America ainda conseguiu desenvolver novas chances de gol, mas o placar se manteve em 1 a 0.