O America empatou em 1 a 1 com o Audax nesta quarta-feira (17), no estádio de Moça Bonita, em Bangu, pela nona rodada da Taça Santos Dumont, a fase de grupos da Série A2 do Campeonato Carioca. O Mecão chegou a abrir o placar, no último lance do primeiro tempo, com gol contra do atacante Vanderley, mas sofreu o empate em pênalti marcado pelo árbitro Bruno Mota Correia e convertido por Fábio Henrique.
O resultado deixou o America em situação complicada a duas rodadas do fim. Com 12 pontos, o time rubro ganhou uma posição na tabela, agora em quinto lugar, mas com três pontos a menos do que o próprio Audax, que tem um jogo a menos. Duque de Caxias (20), Maricá (19) e Olaria (18), inalcancáveis, já estão garantidos nas semifinais.
Primeiro tempo
Em cenário desfavorável na tabela de classificação, o America tentou propor o jogo desde o início, mas esbarrou especialmente na má qualidade do gramado em Moça Bonita. Ainda assim, a equipe chegou com perigo num cruzamento de Ezequiel para Macapá, que parou em defesa do goleiro Diego Rodrigues.
Quando parecia que o primeiro terminaria sem gols, Digão cobrou escanteio nos acréscimos e contou com gol contra de Vanderley para colocar o Mecão à frente do placar.
Segundo tempo
O America voltou do intervalo com duas mudanças: saíram JV e Macapá para as entradas de Cipriano e Faíska. A partir das alterações, o Mecão cresceu no jogo e finalizou duas vezes com perigo, uma com Ezequiel e outra com Digão. E justamente no momento em que a equipe era melhor em campo, o árbitro viu mão do zagueiro João P. Vargas na área e marcou pênalti. Na cobrança, o camisa 10 Fábio Henrique deixou tudo igual.
Nos últimos 15 minutos, o técnico Eduardo Allax foi para o tudo ou nada e sacou dois defensores, Richard e João P. Vargas, para colocar dois homens de frente, Pedoca e Balotelli. Com os cinco atacantes em campo, o Mecão insistiu até o último minuto, mas travou na forte marcação do Audax.