America Football Club

Multicampeão Válber reforça a comissão técnica do America

Com Válber como líder, o America fez boa campanha no Carioca de 2006 e chegou a disputar a final da Taça Guanabara, perdida para o Botafogo
Compartilhar
Válber está de volta. Foto: Wandré Silva/AFC
Válber está de volta. Foto: Wandré Silva/AFC

O ex-zagueiro e multicampeão Válber, de 57 anos, é o novo auxiliar técnico do America. Papa-títulos por onde passou, ele pendurou as chuteiras no Mecão, em 2008. Agora ele retorna ao clube para ajudar comissão técnica e jogadores com sua experiência e mentalidade vencedora.

Na época de jogador, o xerife iniciou a carreira no São Cristovão, o mesmo de Ronaldo Fenômeno. No Rio, ainda teve três passagens pelo Fluminense, onde conquistou a Série C de 99, duas pelo Botafogo, uma pelo Flamengo e duas pelo Vasco. No Cruzmaltino, aliás, viveu um dos grandes momentos da vitoriosa carreira, com os títulos do Campeonato Brasileiro de 97 e da Libertadores e Carioca de 98. Na segunda passagem, em 2000, estava no time vice-campeão do Mundial de Clubes ao lado do agora chefe Romário.

O defensor também rodou por grandes clubes de São Paulo, como o Santos e o Tricolor Paulista, onde viveu o auge: sob comando do saudoso Telê Santana, conquistou mais uma Libertadores (93), dois Mundiais de Clubes (92 e 93) e uma Supercopa Libertadores (93). Seu desempenho pelo São Paulo o levou à Seleção Brasileira e à Copa América de 93. Ele chegou a ser titular da equipe de Carlos Alberto Parreira nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 94, mas foi cortado da convocação final para os Estados Unidos.

No século 21, depois de passar por Coritiba, Inter de Limeira, Barretos e Guanabara, ele chegou ao Mecão em 2006. Com Válber como um dos líderes do time, o America fez boa campanha no Campeonato Carioca e chegou a disputar a final da Taça Guanabara, perdida para o Botafogo. Na Taça Rio, caiu nas semifinais para o Americano – o Mecão ficou em terceiro no geral; Válber deixou o clube no final do ano, mas voltou para disputar a Série C do Brasileiro de 2007. Em 2008, aos 41 anos, aposentou-se do futebol com o manto rubro após a disputa da Taça Guanabara.

Fora das quatro linhas, Válber já havia sido auxiliar-técnico do America logo após se aposentar. Também foi auxiliar do time sub-20 do Fluminense entre 2018 e 2019. No ano de 2014, em sua primeira e única oportunidade como treinador, comandou o Audax Rio.

Relacionados

Newsletter

Scroll to Top