America Football Club

Confira o discurso de Romário na festa dos 120 anos do America

Compartilhar
Celebração de 120 anos do America emociona os convidados. Foto: João Carlos Gomes/AFC
Celebração de 120 anos do America emociona os convidados. Foto: João Carlos Gomes/AFC

“Boa noite a todos. Estou muito feliz por comemorar 120 anos de um dos clubes mais queridos não só do Brasil, como do mundo. Exatamente em 1904 nascia esse clube que é de todos nós, esse clube maravilhoso, esse clube que a gente faz de tudo para que sempre consiga estar no seu devido lugar.

A gente já passou por vários momentos, estamos passando por momentos não dos melhores. Mas eu quero dizer pra vocês, que no que depender do Romário como presidente do America, vocês podem ter certeza que a gente vai continuar lutando, fazendo sempre o máximo pra poder recolocar nosso time no seu devido lugar.

Quero agradecer o presidente do Tijuca Tênis Clube, Hildo Magno, o presidente de honra do Tijuca, Paulo Maciel, por terem aberto as portas do clube pra gente estar aqui comemorando.

Existem aqui ex-jogadores que vestiram com muita honra a camisa do America – Silvinho, Serginho, Denilson -, enfim, muito obrigado a vocês que fizeram parte dessa história linda que é vestir a camisa do America, assim como eu também tive essa honra e essa felicidade.

Eu comecei como presidente em janeiro, a gente tinha algumas expectativas com relação ao nosso futebol, infelizmente as coisas não aconteceram do jeito que todos nós queríamos. Vocês podem ter a certeza de que ninguém queria mais do que eu.

Conheço futebol há muitos anos, joguei, e hoje tenho prazer de estar presidindo o America. Eu aprendi um pouquinho dentro de campo e como presidente estou aprendendo a cada dia. Infelizmente as coisas não deram liga e não aconteceram do jeito que a gente tão sonhava e desejava.

Mas em se tratando de America … o America tem esse poder de superação, de transformação. Eu sei que todos vocês aqui hoje têm uma vontade muito grande, assim como eu, de ver o nosso time numa primeira divisão do Campeonato Carioca, de ver nosso time disputando o Campeonato Brasileiro, que no caso seria uma Série D, ou a Copa do Brasil.

Eu posso afirmar pra vocês que a gente vai continuar tendo dificuldades nos próximos anos que presidirei o America, mas vocês podem ter certeza que da minha parte vou continuar fazendo tudo que for possível que o presidente possa fazer.

Infelizmente não dá pra entrar e fazer gols. Porque, na verdade, pelo que eu vi, alguns gols perdidos aí, dava pra entrar e fazer.

Enfim, hoje é um dia de festa, um dia importante, um dia que a gente tem que comemorar 120 anos do clube do nosso coração, dos nossos pais, dos nossos avós, dos nossos tataravós, dos nossos filhos, dos nossos netos. Para mim, é muito emocionante poder estar aqui.

Quero agradecer a presença dos meus vices que têm me acompanhado nesses primeiros meses de trabalho: o Sérgio Mattos, Vice do América e Vice de Futebol; o Edu Cardeal, Vice de Marketing; o Márcio Estrela, Vice jurídico e financeiro; o Paulo Gustavo, vice de Patrimônio; o Marcius Batata, segundo Vice do America; o Neil Chaves, Presidente do Conselho Deliberativo. É uma honra poder estar presidindo esse clube com vocês ao meu lado, me ajudando, me dando suporte.

Eu lembro muito bem quando eu peguei esse microfone em janeiro e a gente tinha três prioridades para o America.

Uma era levar o America para a primeira divisão. Isso não aconteceu. A segunda era resolver os problemas financeiros do America e vocês sabem melhor do que a gente que isso não é nada fácil, mas a gente já conseguiu resolver. Claro que pra zerar isso vai levar alguns anos, porque a dívida é muito maior, muito grande, muito longe do que a gente imaginava e agora a gente está fazendo todo levantamento.

A outra era em relação ao nosso shopping. Infelizmente as coisas não aconteceram com relação ao shopping até esse momento como eram para acontecer, algumas promessas que acabaram não sendo feitas. Mas quero dizer para vocês que a gente continua com esse objetivo, com esse pensamento, aquele shopping ali a princípio vai sair, e se não for o shopping, ali vai sair alguma coisa que seja importante para o America, que seja importante para nós americanos.

Vocês podem ter certeza que a minha luta é essa. Fazer com que o America possa se reerguer junto com vocês. Lembro também que falei nesse microfone, que eu falei que o America só vai pra frente se a gente se unir, se a gente der as mãos, e que a gente junto consegue levar o America para seu devido lugar.

É claro que oposição tem, tem que ter, é natural na política, em qualquer situação. Nos clubes não é diferente, eu entendo, respeito, mas quero aqui dizer pra vocês: continuem me dando esse voto de confiança, que a nossa administração vai continuar esse trabalho que tem feito de excelência.

Antes que eu me emocione aqui, muito obrigado a todos pela presença. Ser americano é algo que herdei do meu pai, do meu avô, passei para os meus filhos, os meus netos. Que este aniversário de 120 anos seja o primeiro de muitos anos que virão pela frente e com fé em Papai do Céu, acreditando, com muita esperança, que ano que vem, quando a gente estiver aqui comemorando os 121 anos, que a gente esteja numa situação diferente no futebol.

Muito obrigado a vocês de coração pelo carinho, pelo respeito. Peço de novo, podem confiar no Romário como presidente do America. Vou continuar fazendo aquilo que fiz desde o primeiro dia que assumi o clube. Todas as ações que foram feitas em relação ao America, tudo que aconteceu, vocês vão ter noção e vão saber nas datas das reuniões que a gente tiver.

Essa é uma administração, e eu não quero falar das que passaram, em que o America vai ser administrado para os americanos. E, que fique bem claro, tudo que acontecer no America, vocês vão ter consciência e noção do que a gente vai estar fazendo. Porque o meu objetivo aqui é ajudar o America, é levantar o America, porque eu sou America e não tem mais do que ninguém aqui que queira ver o America no seu devido lugar.

Então mais uma vez, obrigado por tudo. E, claro, muito obrigado também aos nossos patrocinadores: Superbet, Fecomércio, Athleta, Inove. Muito obrigado a todos. Fiquem com Deus no coração, e vamos comemorar essa data muito importante.”

O evento foi realizado na noite de 23 de setembro de 2024

Relacionados

Newsletter

Scroll to Top