O America Football Club completa 120 anos de glórias nesta quarta-feira (18). Considerado por muitos apaixonados pelo futebol como um dos clubes mais simpáticos do Rio, a história do Campeão dos Campeões é repleta de triunfos e conquistas que seguirão atravessando gerações.
A partir da dissolução do Clube Atlético Tijuca, 1904, Alfredo Mohrstedt reuniu em sua residência, na antiga Rua Formosa, na Zona Portuária do Rio, Alberto Klotzbücher, Oswaldo Mohrstedt, Henrique Mohrstedt , Gustavo Bruno Mohrstedt , Jaime Faria Machado e Alfredo Koehler para a fundação do que viria a ser uma das maiores forças do futebol brasileiro.
Entre 1904 e 1906 sua camisa era preta, tornou-se rubro-negra e por fim, através de sugestão de João Evangelista Belfort Duarte, capitão do time, em 1908 tornou-se rubra. A inspiração veio de um clube de São Paulo, a Associação Athletica Mackenzie College, uma equipe que o America enfrentou em um amistoso.
Através das décadas, o America passou por muitas mudanças, mas nunca perdeu sua essência. Estabeleceu-se no bairro da Tijuca, revelou talentos para todas as partes do mundo, inspirou vários Américas pelo Brasil, conquistou muitos corações.
Hoje, portanto, o heptacampeão carioca reafirma a esperança de reviver todos os triunfos de outrora. Não é uma tarefa fácil, sabe-se. Mas enquanto houver um americano vibrando, gritando aos quatro cantos seu amor pelo clube, o clube seguirá vivo e, como bem é sabido: “A torcida americana é toda assim”.
Parabéns, America! Queremos muito mais!