O America retornou aos treinos da equipe profissional. A comissão técnica iniciou a avaliação e preparação física do grupo de jogadores.
O técnico Josué Teixeira e o fisiologista Luciano Sousa conversaram conosco sobre a preparação do time que vai encarar a Série A2 do Campeonato Carioca.
Josué Teixeira
Chegada dos atletas ao clube
– Achei excelente, um grupo de aproximadamente 23 jogadores que se apresentaram, tivemos apenas dois acima do nosso percentual. São goleiros, uma situação um pouco diferente e o restante do grupo esteve dentro dos parâmetros que nós já imaginávamos. Então, isso facilita o nosso processo e toda essa sequência de trabalho.
Próximos passos
– Como eu disse anteriormente, quando chegarmos ao fim da semana, iniciaremos trabalhos táticos. Mas serão trabalhos simples, nada muito determinante. Mas é importante que haja uma introdução do padrão tático que queremos em nossa equipe. Depois, temos de aguardar um pouco, até porque teremos novas avaliações, jogadores que estão por chegar e temos esse problema da pandemia também que é um complicador e nós temos que ter cuidado com todo esse processo. E temos de ter muito cuidado e equilíbrio com todo esse processo.
Luciano Sousa
Trabalho da fisiologia na reapresentação do elenco
– Iniciamos um trabalho direcionado para o percentual de gordura, peso e altura, onde nós buscamos os dados iniciais desses atletas para que eles possam gradativamente entrar num programa de treinamentos elaborado pela comissão técnica.
Estado físico dos atletas
– A apresentação teve uma boa relevância porque os atletas estavam dentro dos padrões que estávamos esperando. Então, com isso, aqueles que estiverem acima ou abaixo do esperado, nós vamos direcioná-los aos respectivos departamentos para que eles possam ser avaliados individualmente.
Planejamento ao longo da temporada
– Esse planejamento será avaliado junto com a comissão técnica. Vamos fazer também um controle de cargas e controles de peso, recuperação, suplementação. Então, todos os atletas serão acompanhados diariamente para que eles possam exercer da melhor forma possível suas funções dentro de campo.