America Football Club

Romário é eleito o novo presidente do America

Compartilhar
Romário com a camisa do America ao ser eleito presidente do clube. Foto: Arthur Lyrio / AFC

Em assembleia, o Conselho Deliberativo, na segunda noite de reuniões, escolheu o ex-jogador Romário como novo presidente do America Football Club, para o triênio 2024, 25 e 26. Nesta quinta-feira (09/11), o auditório do Clube Municipal, na Tijuca, ficou lotado com a presença de ex-presidentes, conselheiros, membros da atual diretoria, convidados e torcedores do clube, que ficaram eufóricos com a escolha do Baixinho para assumir o Conselho Administrativo. No total, foram 56 conselheiros aptos a votar, sendo 54 votos para o senador e 2 nulos. Com isso, o tetracampeão mundial será o novo mandatário do clube, com posse marcada para o dia 6 de Janeiro de 2024.

Em ato simbólico, o atual presidente, Sidney Santana, chamou Romário à mesa do Conselho para parabenizá-lo e desejar uma boa administração. Muito emocionado, o tetracampeão mundial chegou a escrever um discurso, mas optou por improvisar. Em sua fala, o ex-camisa 11, reafirmou a grandeza do clube rubro e prometeu dedicação máxima para trazer o America de volta à primeira divisão do futebol carioca e também para um cenário mais expressivo no futebol nacional:

O America é um dos maiores clubes do nosso país e temos que resgatar isso. Vou dar tudo de mim, nesses próximos três anos, para recolocar o clube onde ele não devia ter saído. É fácil? Não. Outros ex-presidentes podem confirmar isso. Mas não é impossível, só se alguém chegar aqui na minha posição e resolver fazer tudo sozinho.

Sidney Santana, atual mandatário, afirmou que os pontos positivos de sua gestão foram as categorias de base, que apresentaram resultados importantes, com atletas atuando em clubes de expressão pelo país afora, além da aprovação da construção da nova sede social, projeto iniciando pelo seu antecessor, Léo Almada:

Hoje é um dia de festa para os torcedores, com a eleição do Romário. Estamos muito satisfeitos com isso. Acredito que ele seja o melhor nome para o America, no momento. Mesmo com todas as dificuldades, na manutenção do clube das tradições do America, nós conseguimos ter um trabalho de base bom. Hoje, temos em torno de 12 garotos em clubes de vitrine, Brasil afora. Nós temos o projeto aprovado para o início da construção da nova sede social, no endereço histórico da Rua Campos Salles, 118, acoplado ao um Shopping center. Então, eu acho que esse é o grande legado que iniciou-se na gestão do meu antecessor, Léo Almada, e a gente conseguiu dar sequência. Tenho certeza que o próximo presidente vai ter uma gestão bastante exitosa no próximo triênio. 

Durante o discurso, Romário pregou a união dos grupos políticos da instituição, comentando sobre o desejo de ser presidente do clube, após convite do ex-presidente Léo Almada, em 2014. Também afirmou que chega ao clube sem experiência, mas com muita vontade de poder garantir o acesso do America à primeira divisão e pediu aos torcedores que tenham orgulho de mostrar que torcem pelo Mecão.

Toda vez quando for falar do America, a partir de hoje, quero que vocês falem com maior orgulho do que vocês tiveram até hoje. Sabe por quê? Porque meu objetivo é fazer o America voltar a ser o America que todos nós aprendemos a amar, respeitar e ver o America, futebolisticamente falando, no topo de tudo.

Romário será o 51° presidente do America. Foto: Arthur Lyrio / AFC

Um dos grandes motivos do tetracampeão mundial estar no America, foi o desejo do seu pai, Seu Edevair, torcedor fanático do Mecão, de vê-lo no clube. Em 2009, Romário foi Gerente de Futebol e chegou a atuar pelo time, por cerca de 30 minutos, no título da Série B do carioca, que garantiu o acesso. No fim do seu discurso, o futuro presidente, relembrou o seu pai, além de outros ilustres americanos que já faleceram:

Parece que recebi alguma coisa do meu pai agora. Eles lá em cima, como a gente aqui embaixo, estão comemorando e felizes. A energia de todos eles passarão para nós, para que a gente faça tudo que sempre sonhou e desejou, de fazer o America um grande America.

No fim da assembleia, Romário falou com a imprensa presente no local e tirou fotos com torcedores e conselheiros. A posse está marcada para o dia 6 de janeiro de 2024.

Relacionados

Comunicado

Diretrizes Eleição do Conselho Deliberativo

Gostaríamos de convocá-los para a próxima reunião do Conselho Deliberativo, que ocorrerá no dia 1° de abril de 2024, às 19h, no auditório da SINOREG/RJ, localizado na Rua da Ajuda, 35, 4° andar 1, Centro.

Nota de Pesar

Nota de Pesar – Wilson Machado

É com profundo pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de Wilson Machado, torcedor e sócio proprietário, ex-diretor…

Newsletter

Scroll to Top