Não há motivo para abaixar a cabeça. Nossos garotos fizeram um grande jogo. Diante de um adversário duro, o jogo terminou empatado em 1 a 1. Nos pênaltis, vitória alvinegra. Mais importante do que o resultado, são o empenho e a garra demonstrados por nossos jovens atletas durante uma grande temporada. O Sub-20 conquistou a Taça Santos Dumont e o Carioca A2 da categoria, além de revelar grandes nomes para o time profissional. Agora, é planejar o ano de 2022.
O jogo
Assim como na primeira partida, o jogo físico e a estratégia marcaram o duelo. Com o mando do campo, o alvinegro começou pressionando. Aos 7 minutos, em escanteio cobrados pela direita, o Botafogo chegou assustando após cabeçada. Aos 19, um lance semelhante também na bola parada, levou susto a defesa americana. Após essa jogada, o America passou a controlar a partida e aos poucos chegando com mais perigo. Nossa melhor oportunidade, foi antes do fim da primeira etapa. Renan cruzou na e a bola sobrou na entrada da pequena área, no meio de vários jogadores, mas ninguém conseguiu abrir o placar.
Na volta do intervalo, o técnico Marcus Dantas fez a primeira mexida: William entrou na vaga de Mateus Botelho. Logo no início da etapa final, aos dois minutos, Teteu fez uma boa jogada no bico esquerdo da área. No cruzamento, Lipe cabeceou no alto, mas o goleiro adversário espalmou para escanteio. Aos quatro, o meia alvinegro Riquelme, que tinha acabado de entrar na partida, abriu o placar após bonito chute de fora da área, sem chances para o nosso arqueiro Caio Vizeu. O gol deixou a equipe rubra um pouco nervosa, mas teve calma para ir para cima do adversário. Aos 18 minutos, em escanteio cobrado por Renan, o goleiro adversário saiu mal do gol e Lucas Gomes aproveitou, subindo mais que toda a defesa e cabeceando firme para empatar o jogo.
Assim como no primeiro tempo, o jogo continuou truncado, com muitas faltas no meio de campo e poucas oportunidades. Dantas fez mais duas alterações: Léozinho e Anderson entraram nas vagas de Renan e Teteu. O fim da partida ficou bem nervoso e um gol decretaria a classificação. O Botafogo foi pra cima, mas a nossa defesa manteve a postura e não deu chances para o gol adversário. Nos acréscimos, o America ficou há um passo da vitória, por duas oportunidades. Aos 46, em bola parada na intermediária, Lucas Gomes, mais uma vez, subiu mais que os adversários e cabeceou no canto baixo do goleiro, mas o arqueiro conseguiu espalmar. No minuto seguinte, em contra-ataque, Lipe encontrou Léozinho na grande área. No confronto direto, o atacante fintou o zagueiro, mas bateu por cima da meta. Logo após, ele daria vaga para Brener. Com o empate em 1 a 1, a partida foi para a decisão dos pênaltis. O nosso goleiro Caio Vizeu defendeu duas penalidades, mas, infelizmente, não evitou a eliminação americana por 3 a 2.
Ficha técnica da partida:
Botafogo 1 (3) x (2) 1 America
Centro de Formação de Atletas do Trops (CEFAT) – 15h00
America: Caio Vizeu, Mateus Botelho (William), Brayan, Giulliano (c), Lucas Gomes, Teteu (Anderson), Agú, Renan (Léozinho / Brener), Knupp, Berg e Lipe. Técnico: Marcus Dantas.
Botafogo: Lucas Barreto, Felipe Vieira, Carlos Henrique, Diego Fagundes, Paulo, Vitor Marinho, Ryan, Wendel Lessa, Gabriel da Conceição, Pedro China e Dudu. Técnico: Ricardo Resende
Cartões Amarelos: Agú e Brayan
Arbitragem
Árbitro: Leandro de Brito Dias
Assistente 1: Lucas Castro dos Santos
Assistente 2: Rafael Braga Gonçalves
Quarto árbitro: Bruno Araújo de Oliveira