America Football Club

César, artilheiro do Campeonato Brasileiro de 79 pelo America, morre aos 68 anos

Ex-atacante fez parte também do grupo campeão da Taça Jayme de Carvalho em 1976
Compartilhar

O céu ganhou uma estrela rubra. O ex-atacante César, artilheiro do America com 13 gols na campanha rubra do Campeonato Brasileiro de 1979, faleceu nesta terça-feira (17), aos 68 anos. Ele passava por problemas de saúde e estava internado no Rio de Janeiro.

Nascido em São João da Barra, no interior d Rio, César Martins de Oliveira teve uma carreira vitoriosa do futebol que começou no America. Em 1976, primeiro ano como atleta profissional pelo clube, fez parte do grupo que conquistou a Taça Jayme de Carvalho, uma competição integrante do Campeonato Carioca daquela temporada. Ele marcou seu primeiro gol com a camisa rubra no Maracanã, em uma vitória do America sobre o Vasco da Gama por 2 a 0 no mesmo ano.

Em 1977, despontando como exímio goleador, foi ganhando a confiança do técnico Tim no Campeonato Brasileiro, jogando em 19 partidas, das quais em 15 foi titular. Na temporada seguinte, César jogou todos os 26 jogos da campanha do America no Brasileirão como titular até consolidar-se como artilheiro do Brasil em 1979. Com o time de Campos Sales, César atuou em 97 jogos e marcou 40 vezes.

Suas boas atuações o levaram para o Benfica de Portugal. Por lá ele conquistou dois campeonatos portugueses e três edições da Taça de Portugal. Em 1983 César foi contratado pelo Grêmio e teve participação na conquista da Copa Libertadores da América e da Copa Intercontinental da equipe gaúcha. Na sequência da carreira, ele ainda jogou pelo Palmeiras, São Bento/SP e Pelotas, encerrando a carreira em 1987.

O America Football Club se solidariza com a família e amigos de César.

Relacionados

Newsletter

Scroll to Top