America Football Club

America requer na CBF o título de Campeão dos Campeões reconhecido como Brasileiro

Compartilhar
Os presidentes do Conselho de Administração e do Alto Conselho, e o Secretário Geral do clube se reuniram com o Secretário Geral e o Diretor Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol na sede da entidade, na Barra da Tijuca (Foto: Divulgação)
No final da tarde desta segunda-feira (10), o America entregou à CBF, Confederação Brasileira de Futebol, solicitação para que o título de Campeão dos Campeões, conquistado em 1982, seja reconhecido oficialmente

Marcos Roque – Especial, do Rio de Janeiro 

No final da tarde desta segunda-feira (10), o America entregou à CBF, Confederação Brasileira de Futebol, solicitação para que o título de Campeão dos Campeões, conquistado em 1982, seja reconhecido oficialmente como equivalente ao de um campeonato brasileiro.

O America esteve representado pelos presidentes do Conselho de Administração e do Alto Conselho, Sidney Santana e Léo Almada, pelo Secretário Geral do clube, Marco Antônio Teixeira, e por um dos seus principais ídolos, Eduardo Antunes Coimbra, o Edu. Pela CBF estiveram presentes o Secretário Geral, Walter Feldman, e o Diretor Jurídico, Carlos Eugênio Lopes. Leonardo Ferraz, Diretor de Marketing da FERJ, representou Rubens Lopes, Presidente da Federação.

Em reunião de mais de uma hora, os dirigentes do America apresentaram o pedido, que se baseia em padrão já definido pela própria CBF na Resolução da Presidência – RDP 03/2010, que trata da “Unificação dos Títulos Brasileiros de Clubes”. A CBF, por meio da RDP 03/2010, reconheceu como oficiais as conquistas da Taça Brasil e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, entre 1959 e 1970, dando a elas equivalência de campeonatos brasileiros.

O reconhecimento pela CBF do título de Campeão dos Campões de 1982 devolve ao America o empenho e a dedicação ainda não escritos nos anais da história do futebol carioca.

De acordo com Walter Feldman, “O América tem uma tradição, tem história de muitas lutas e conquistas, muitas vitórias […] consagradas no plano estadual e no plano nacional”.

O Diretor Jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes afirmou ser “[…] hoje um dia muito importante para a vida da CBF que pôde receber o presidente do America Football Club e sua diretoria […] A pretensão do America diz respeito ao reconhecimento da Copa dos Campeões, conquistada pelo America em 1982”.

O evento na sede da CBF marca um momento histórico na vida de um dos clubes cariocas mais tradicionais, que conta com 116 anos de existência e continua sendo a meca dos amantes do futebol.

Torneio dos Campeões

Em 1982 todas as atenções do mundo do futebol estavam voltadas para a Copa do Mundo FIFA. Não é exagero afirmar que o Brasil tinha a melhor equipe desde o tricampeonato no México em 1970. 

O foco era tanto que, para que a Seleção tivesse tempo para a devida preparação, os campeonatos estaduais teriam início somente em julho, após a final do principal torneio de seleções do Planeta.

Com o objetivo de manter o futebol em atividade, CBF organizou e promoveu o Torneio dos Campeões, reunindo todos os campeões e vice-campeões brasileiros e do Torneio Rio-São Paulo. O America foi convidado por ter o maior número de participações nessas competições. Com a desistência do Flamengo, o Santa Cruz (PE) o substituiu.  

Dezoito equipes participantes foram divididas em quatro grupos, com quatro ou cinco clubes. Todas se enfrentaram em turno e returno. Os campeões dos turnos se enfrentaram nas quartas de final. Nas semifinais, o America superou a Portuguesa e o Guarani, o Bahia. 

Em 12 de julho de 1982, o America sagrou-se Campeão dos Campeões de forma invicta depois de vencer o Guarani por 2×1 no Maracanã, diante de pouco mais de 12 mil pessoas. Entraram em campo: Gasperin; Chiquinho, Duílio, Everaldo e Zedilson (Sérgio Pinto); Pires, Gilberto e Eloi (João Luiz); Serginho, Moreno e Gilson Gênio. O técnico era Dudu.

Matéria na America TV

Você pode acompanhar como foi o encontro na CBF, na America TV. Entre no nosso canal, se inscreva e ative o sino para receber todas as notificações. 

Relacionados

Comunicado

Diretrizes Eleição do Conselho Deliberativo

Gostaríamos de convocá-los para a próxima reunião do Conselho Deliberativo, que ocorrerá no dia 1° de abril de 2024, às 19h, no auditório da SINOREG/RJ, localizado na Rua da Ajuda, 35, 4° andar 1, Centro.

Nota de Pesar

Nota de Pesar – Wilson Machado

É com profundo pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de Wilson Machado, torcedor e sócio proprietário, ex-diretor…

Newsletter

Scroll to Top