Foi uma vitória para lavar a alma. O America venceu o Resende por 1 a 0, jogo válido pela primeira rodada do Campeonato Carioca da Série A2. O gol foi marcado pelo lateral-direito Sanderson, que após um passe na medida do atacante Daniel Índio, acertou um chute na medida marcando um golaço. Com o resultado, o Mecão assume a liderança ao lado do Gonçalense, que também ganhou pelo mesmo placar. Agora, o America vai a Rua Bariri enfrentar o Olaria, no próximo sábado (20/05), às 15 horas.
O jogo
Foi um jogo muito disputado. A estreia do America na Série A2 em 2023 começou com um primeiro tempo de muita luta. Os dois times ficaram no jogo do perde e ganha de bastante intensidade no meio de campo. Tanto que a melhor oportunidade surgiu apenas aos 33 minutos, com Marquinhos. O atacante recebeu um belo passe de três dedos de Yury, na intermediária e avançou. No bico direito da área, ele experimentou, mas bola passou perto da meta. O Mecão voltou a levar perigo no fim da primeira etapa. Após bela interceptação do volante Felipe Dias, Daniel Índio recebeu na entrada da área, mas na conclusão, a bola foi por cima do gol.
Na volta do intervalo o técnico Alfredo Sampaio não fez alterações. A equipe voltou melhor, tanto que abriu o placar logo no início. Aos quatro minutos, Rafinha roubou a bola na lateral-esquerda e tocou para Daniel Índio, na entrada da área, que rolou na medida para Sanderson, que encheu o pé e acertou a bola na gaveta. Um golaço! Festa na torcida e com comemoração com todo o elenco abraçado.
Com o resultado favorável, o nosso comandante passou a fazer mudanças na equipe: Índio deu lugar a Andrey, aos 12 minutos e Neto entrou na vaga de Calebe, que saiu machucado, aos 29. Três minutos depois, o árbitro não marcou um pênalti claro para a equipe rubra. Andrey recebeu na esquerda, encarou a marcação e foi calçado dentro da área, na frente do juiz, que nada assinalou, o que gerou revolta por todo o estádio Giulite Coutinho.
O fim do jogo foi de muita pressão da equipe adversária. Querendo o empate, o Resende foi para cima com muitos cruzamentos para a nossa área. Mas, a cada lançamento, a nossa defesa mostrava a sua força e afastava o perigo. Antes dos acréscimos, Alfredo Sampaio fez três alterações: Entraram: Gutemberg, Brayan e JV nos lugares de Rafinha, Sanderson e Marquinhos, respectivamente. Antes do apito final, ainda deu tempo para um contra-ataque americano. Aos 46 minutos, em boa trama, a bola sobrou para Andrey que na dividida com a defesa, chutou mascado para defesa do goleiro alvinegro. Fim de jogo: America 1 x 0 Resende.
E agora?
Com os três pontos, o America vai para a segunda rodada da Série A2 para encarar o Olaria, na Rua Bariri. O duelo acontece no próximo sábado (20/05), às 15 horas.
Ficha técnica da partida:
America 1 x 0 Resende
Estádio Giulite Coutinho – 15h00
America: Nandão, Sanderson (Brayan), Juan Sosa, Henrique Mumu, Guilherme Zóio, Calebe (Neto), Felipe Dias, Rafinha (Gutemberg), Yury, Marquinhos (JV) e Daniel Índio (Andrey). Técnico: Alfredo Sampaio.
Resende: Jefferson Luis, Juninho, Rildo, Felipe Gomes, Higor Martins, Khevin Fraga, Paulinho (Léo Pedro), Alex Sandre, Emerson Urso (Geovani), Orlando Júnior (Kaique), Igor (Bismarck). Técnico: Eudes Pedro
Cartões Amarelos: Calebe e Henrique Mumu
Arbitragem:
Árbitro: Jodis Nascimento de Souza
Árbitro Assistente N° 1: Hugo Barreto Facundo de Castro Silva
Árbitro Assistente N° 2: Anderson Soares Zanetti de Moura
Quarto Árbitro: Marcelo Henrique de Oliveira