America Football Club

Pretinha entra para a Calçada da Fama do Maracanã

Compartilhar
Pretinha é apenas a segunda mulher a fazer parte da Calçada da Fama do Maracanã. Foto: Stephanie Lyrio / AFC
Nesta segunda-feira (14/08), a nossa auxiliar técnica do futebol feminino e ídolo da seleção brasileira do gênero Pretinha foi homenageada com honra de poder marcar os seus pés na Calçada da Fama do estádio do Maracanã.

Nesta segunda-feira (14/08), a nossa auxiliar técnica do futebol feminino e ídolo da seleção brasileira do gênero Pretinha foi homenageada com honra de poder marcar os seus pés na Calçada da Fama do estádio do Maracanã. Uma das atletas com maior tempo de permanência na Seleção Brasileira – de 1991 a 2014, Delma Gonçalves, a Pretinha, é a segunda mulher a conquistar um espaço ao lado de outros grandes ídolos do esporte. Ela segue o exemplo da craque e principal artilheira nacional, Marta Silva. Nascida em Realengo, na Zona Oeste do Rio, Pretinha cravou seus pés tamanho 37 na placa que irá compor a Calçada da Fama do Maracanã e relembrou a carreira, na qual acumulou o currículo de quatro Copas do Mundo e quatro Olimpíadas, totalizando 42 gols em 68 jogos. 

Ela é referência para as meninas do Mecão e para tantas outras que sonham em viver do esporte. Muito emocionada, a ex-craque agradeceu aos familiares e amigos que estiveram em sua caminhada de tanta dedicação ao futebol:

Significa muito. É a realização de um sonho. Tudo que um atleta quer é colocar seus pés na Calçada da Fama. Então estar aqui, tendo essa oportunidade de colocar os meus pés na Calçada da Fama do Maracanã é um sonho realizado. Mas, não é um sonho só meu, é coletivo. Agradeço à minha família, aos meus amigos, às minhas ex-companheiras de clube, Seleção, aos torcedores e as comissões técnicas onde trabalhei. Todos fazem parte dessa homenagem. Estou aqui representando o futebol feminino do Brasil.

O evento foi organizado pela Suderj – Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro – e também foi marcado pelo lançamento do projeto ‘Suderj Delas’, um departamento estadual totalmente dedicado às mulheres, esportistas e torcedoras. A iniciativa é uma parceria da Superintendência vinculada à Secretaria de Esporte e Lazer, com a Secretaria de Estado da Mulher, visando promover atividades e eventos exclusivamente destinados ao público feminino. Também estão previstos o estímulo e a prática do exercício físico como atividade preventiva para uma boa saúde. A primeira-dama do Estado, Analine Castro, foi escolhida como embaixadora da iniciativa e recebeu das mãos do presidente do America, Sidney Santana, uma camisa do clube.

Pretinha foi uma das pioneiras do futebol feminino do Brasil, participando com destaque da campanha dos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996 (A primeira que contou com a modalidade), sendo a artilheira da competição, com quatro gols marcados. Ela também esteve presente nas campanhas que conquistaram a medalha de prata nos jogos de 2004 (Atenas) e 2008 (Pequim).

O America Football Club parabeniza a nossa querida Pretinha, aos organizadores e a Suderj pela realização do evento.

Relacionados

Comunicado

Diretrizes Eleição do Conselho Deliberativo

Gostaríamos de convocá-los para a próxima reunião do Conselho Deliberativo, que ocorrerá no dia 1° de abril de 2024, às 19h, no auditório da SINOREG/RJ, localizado na Rua da Ajuda, 35, 4° andar 1, Centro.

Nota de Pesar

Nota de Pesar – Wilson Machado

É com profundo pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de Wilson Machado, torcedor e sócio proprietário, ex-diretor…

Newsletter

Scroll to Top