America Football Club

Victor Praça e equipe Master do America conquistam o primeiro turno do campeonato carioca de futmesa

Compartilhar
Botonista Victor Praça conquista o primeiro turno ao somar 1385 pontos após três etapas. Foto: Casa Lyrio / AFC
O America conquistou mais dois títulos no Futebol de mesa. O atleta mesa botonista do Mecão

O America conquistou mais dois títulos no Futebol de mesa. O atleta mesa botonista do Mecão, Victor Praça, levou o título do primeiro turno do Campeonato Estadual individual, na categoria adulto, ao somar o maior número de pontos após três etapas na modalidade dadinho. Com isso, ele já garantiu presença nas finais da competição de 2023, que vai ocorrer em dezembro. Os duelos ocorreram no Grajaú Tênis Clube, no último dia 7 de maio e teve a presença de 113 botonistas. Ao contrário das etapas anteriores, a última não foi dividida em faixas etárias. A partir de então, participantes sub-18, adultos e masters se enfrentaram em busca do título.

O America mostrou a sua força nas mesas e teve três jogadores nas semifinais. Gabriel Cataldo ficou com o segundo lugar da etapa e na disputa pela medalha de bronze, José Augusto ficou com a quarta colocação, após empatar em 5 a 5 com Victor Praça, que tinha a vantagem do empate por ter a melhor campanha no geral, faturando o terceiro lugar. Com o resultado, Praça conquistou o título do primeiro turno do estadual, ao somar 1385 pontos na categoria adulto, 60 a mais que o vice. O nosso campeão brincou ao comentou sobre a conquista:

Não posso negar que contei com a sorte (risos). Após as duas primeiras etapas, era muito difícil que eu conseguisse ganhar, mas os meus adversários foram eliminados logo no início da terceira etapa. Então, ao conseguir chegar nas fases finais, somei mais pontos que eles e conquistei o título. 

Com três jogadores nas semifinais, o America mostrou muita força individual e o nosso campeão comentou sobre a participação dos seus companheiros:

É super gratificante jogar ao lado deles. O Gabriel Cataldo é filho do Régis Cataldo, um grande campeão da nossa equipe, e o garoto vem subindo e conquistando bons resultados. O José Augusto também tem evoluído bastante. Ambos vêm caminhando a passos largos para se tornarem grandes campeões pelo America. São meninos que eu vi crescer e agora são realidade e estão evoluindo muito tecnicamente. É muito legal dividir a mesa com eles. Nós estamos com uma equipe muito forte e preparada para os próximos campeonatos. 

O botonista falou sobre a expectativa para o próximo turno e em como a conquista antecipada é importante para evitar surpresas na decisão do campeonato:

A expectativa é vencer o próximo turno para garantir o título e evitar qualquer surpresa no fim do ano. O um ponto, que é dado para os vencedores de turno, é uma pequena vantagem para a decisão do campeonato. Vencendo o próximo turno, eu conquisto o título estadual direto. Então, agora é treinar bastante para estar bem preparado para o próximo desafio.

Da esquerda para a direita: Moacir Chaves, Luiz Carlos, Naldo e Ramos, campeões do primeiro turno do estadual de futmesa. Foto: Divulgação FEFUMERJ
Da esquerda para a direita: Moacir Chaves, Luiz Carlos, Naldo e Ramos, campeões do primeiro turno do estadual de futmesa. Foto: Divulgação FEFUMERJ

Equipe de Masters do America é campeã da Taça Guanabara

Disputando o torneio por equipes, na modalidade 12 toques (com bolinha de microfibra), o America Master se sagrou campeão da Taça Guanabara, o primeiro turno do estadual, com o grupo formado por Moacir Chaves, Ramos, Naldo Cantuária e Luiz Carlos. Nas Laranjeiras, o Mecão encarou o Fluminense na final e venceu por 29 a 17. No futmesa a vitória é contemplada com três pontos e o empate com apenas um e na decisão, realizada em 16 partidas, o America fez dez na primeira rodada, sete na segunda e seis na terceira e na quarta, totalizando 29 pontos conquistados. (Final: 1 x 10 / 4 x 7 / 6 x 6 / 6 x 6). Moacir Chaves, um dos membros da equipe, comentou sobre o torneio:

Nossa equipe foi muito bem. Abrimos vantagem na primeira rodada, com três vitórias e um empate, e aumentamos um pouco essa vantagem nas outras três rodadas. Ficamos felizes com a vitória, mas sabemos que nada está definido. A equipe do Fluminense é muito forte, merece todo nosso respeito. Vamos manter a constância de treinamentos ao longo dos meses, para chegarmos com segurança e bom ritmo à partida do segundo turno.

No segundo turno, o America volta a enfrentar o Fluminense no confronto final, na sede do futmesa do Mecão, no dia 2 de setembro. Sagrando-se campeã novamente, a equipe master conquista em definitivo o título do estadual. Agora, os nossos botonistas se preparam para o Campeonato Brasileiro Individual que será realizado nos dias 8, 9, 10 e 11 de junho, aqui no Rio de Janeiro no Shopping ParkJacarepaguá. É um grande evento que conta com cerca de 200 atletas inscritos.

Relacionados

Comunicado

Diretrizes Eleição do Conselho Deliberativo

Gostaríamos de convocá-los para a próxima reunião do Conselho Deliberativo, que ocorrerá no dia 1° de abril de 2024, às 19h, no auditório da SINOREG/RJ, localizado na Rua da Ajuda, 35, 4° andar 1, Centro.

Nota de Pesar

Nota de Pesar – Wilson Machado

É com profundo pesar que o America Football Club lamenta o falecimento de Wilson Machado, torcedor e sócio proprietário, ex-diretor…

Newsletter

Scroll to Top