No último domingo (19/11), no Shopping Boulevard, o America sagrou-se tricampeão estadual por equipes – 2019, 2022 e 2023 – (em 2020 e 21 não houve torneio) com os botonistas José Augusto, Régis Martins, Rodrigo Macieira e Victor Praça. O Mecão derrotou o Flamengo por 13 a 11. A final foi decidida no detalhe. O time adversário tinha a vantagem do empate na decisão, por ter feito uma melhor campanha na competição, mas no último jogo da rodada final da Série Ouro, Régis, no tem-chute, fez o gol da vitória, de virada, por 4 a 3, o que deu início à festa americana. Essa foi a quinta conquista do Estadual, que além do tricampeonato também levantou o caneco nos anos de 2014 e 2016.
A decisão foi realizada em campo neutro, com os atletas do Flamengo ficando fixos nas mesas. Foram oito rodadas com quatro jogos em cada e o adversário tinha a vantagem de empatar em número de pontos. Mesmo assim, os nossos botonistas se superaram e trouxeram o caneco. Victor Praça, atleta do America e também campeão do primeiro turno do estadual, afirmou que seria uma final difícil, mas que com o talento do companheiro Régis, a vitória foi alcançada:
Precisávamos que um dos 3 que estavam perdendo pelo menos empatasse. E o Régis, que estava perdendo de 3×1, virou no segundo tempo pra 4×3. Mostrando mais uma vez porque é uma lenda desse esporte. Eu já havia falado antes do início da final que certamente seria um confronto resolvido no detalhe… e foi! – completa o campeão estadual.
Foi uma bonita festa. Os gritos de sangue aliado com o belíssimo hino do America, a plenos pulmões, foram ecoados pelos atletas e torcedores rubros que estavam acompanhando a final, no Shopping Boulevard. Foi a quinta conquista Rubra do Campeonato Estadual. O próximo torneio será a fase final do Carioca individual.
No link você confere como foi a última rodada da final da Série Ouro
Confira a campanha do Futebol de Mesa do America:
Foram sete jogos, com seis vitórias e apenas uma derrota:
America 11 x 7 Liga Fonte
America 15 x 11 River
America 8 x 18 Fluminense
America 23 x 5 Grajaú
America 21 x 5 Olaria
America 13 x 9 Vasco da Gama
America 13 x 11 Flamengo